Programas de Pós-Graduação da UNILA ofertam 245 vagas para ingresso em 2025
Quem pretende iniciar uma pós-graduação em 2025 deve se apressar: já estão abertas as inscrições para oito programas de pós-graduação na UNILA. Dois deles ofertam vagas tanto no nível de mestrado quanto no doutorado. No total, estão abertas as inscrições para 245 vagas.
Cada programa tem seu Edital onde estão os critérios de seleção e etapas de inscrição. Os documentos podem ser encontrados na página da Pós-Graduação da UNILA https://portal.unila.edu.br/programas-pos-graduacao.
Confira os mestrados e doutorados com inscrições abertas e seus respectivos números de vagas e prazos:
Mestrado em Economia (PPGE) – 10 vagas – Prazo de inscrição: 27 de setembro
Mestrado em Relações Internacionais (PPGRI) – 22 vagas – Prazo de inscrição: 29 de setembro
Mestrado em Energia e Sustentabilidade (PPGIES) – 32 vagas – Prazo de inscrição: 30 de setembro
Mestrado em História (PPGHIS) – 16 vagas – Prazo de inscrição: 6 de outubro
Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) – 30 vagas – Prazo de inscrição: 8 de outubro
Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) – 26 vagas – Prazo de inscrição: 11 de outubro
Mestrado Profissional em Educação (PPGEDU) – 42 vagas – Prazo de inscrição: 15 de outubro
Mestrado em Engenharia Civil (PPGECI) – 12 vagas – Prazo de inscrição: 31 de outubro
Doutorado em Energia e Sustentabilidade (PPGIES) – 25 vagas – Prazo de inscrição: 30 de setembro
Doutorado em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) – 30 vagas – Prazo de inscrição: 8 de outubro
Como funcionam as seleções
Cada programa possui calendário e processo seletivo próprios, portanto, os candidatos precisam ler atentamente os editais dos cursos de seu interesse. Mas, algumas regras são comuns a todos os PPGs, conforme determinam as normativas e regulamentos da UNILA.
Um ponto em comum a todos os programas é que, na UNILA, as seleções podem ser realizadas em português ou espanhol, conforme o idioma de preferência do candidato. Isso porque a UNILA é uma universidade oficialmente bilíngue e com vocação internacional, e sua lei de criação prevê a disponibilidade de vagas tanto para candidatos brasileiros quanto para os vindos de outros países latino-americanos e caribenhos.
Além disso, todos os processos seletivos também preveem a reserva de vagas para candidatos que se enquadrem nos critérios das ações afirmativas, como: pessoas negras; pessoas com deficiência; indígenas; quilombolas; trans e pessoas não binárias; e refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadoras de visto humanitário.
As seleções podem conter etapas diversas, como carta de aceite do docente que poderá vir a ser o orientador, pré-projeto de pesquisa, análise de currículo e entrevista. Além disso, será necessário que o candidato possua conhecimento comprovado em um segundo idioma.
Por fim, cabe salientar que todas as seleções da UNILA são gratuitas e realizadas online. O candidato não paga nenhuma taxa para se inscrever ou se matricular, bem como nenhuma cobrança é realizada até o fim do curso.
As vagas
O número de vagas pode variar conforme o curso, portanto, o candidato precisa ler especificamente o edital do programa de seu interesse.
Via de regra, os editais de seleção já preveem quantas vagas são destinadas a cada linha de pesquisa e/ou subdivididas por docente e também a previsão de vagas reservadas ou adicionais para as ações afirmativas.
Aluno regular X aluno especial
Outro ponto importante sobre os programas de pós-graduação é a diferença entre a seleção para aluno regular e aluno especial.
Semestralmente ou anualmente, os programas abrem estas seleções, que funcionam da seguinte forma:
Aluno regular: é aquele que irá cursar todo o programa (seja de mestrado ou de doutorado), realizando as disciplinas e finalizando com sua dissertação ou tese. Ao final, receberá o título de mestre ou doutor.
Aluno especial: é aquele que se matricula em apenas uma disciplina, que deve ser cursada em um semestre. Este tipo de aluno não tem vínculo regular com o programa, mas pode vir a tê-lo no futuro, se decidir se inscrever no processo seletivo regular. Neste caso, poderá utilizar o crédito da disciplina já cursada para abater na sua grade obrigatória. Além disso, a disciplina cursada em qualquer programa da UNILA também pode ser aproveitada em cursos de pós-graduação lato sensu de outras instituições de ensino superior.
Os programas
A UNILA dispõe, atualmente, de 13 programas de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, sendo 12 acadêmicos e um profissional.
Na página da Pós-Graduação, https://portal.unila.edu.br/programas-pos-graduacao/programas-pos, é possível ser redirecionado para os hotsites individuais, onde constam as informações mais detalhadas, como corpo docente, grade curricular, linhas de pesquisa e outras.
Em caso de dúvidas, o candidato deve enviar e-mail para a secretaria acadêmica do respectivo programa, disponível na página de cada um deles.
As especializações
Além dos programas de mestrado e doutorado, a UNILA também disponibiliza vagas de pós-graduação lato sensu, ou seja, especializações.
Da mesma forma que o stricto sensu, cada curso possui regras próprias, que devem ser consultadas pelos candidatos nos respectivos editais. Informações sobre as especializações em https://portal.unila.edu.br/especializacao/especializacao.
- AI UNILA