Prefeitura contrata fundação organizadora do concurso da Guarda Municipal de Foz

A Prefeitura publicou esta semana, no Diário Oficial do Município, informações do contrato 044/2024, de 15 de fevereiro de 2024, celebrado com a instituição que será responsável pela realização do concurso da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu. A definida, ao custo de R$ 360 mil, é a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), que é responsável por outros certames realizados no município. A expectativa é que aproximadamente 3 mil candidatos se inscrevam para as provas.

De acordo com o contrato, 69% referente ao contrato com a Fundatec será arrecadado com as inscrições. Os 31% restantes, ficam retidos pela administração municipal. A contratada terá entre as atribuições elaborar o edital, abrir as inscrições e coordenar o certame, ainda sem data definida. Pelo termo de contratação, serão abertas 50 vagas para novos guardas municipais 3ª Classe.

Além de “cadastro de reserva para suprimento das vagas que vierem a existir em setores públicos na área de segurança prestados à comunidade de Foz do Iguaçu”, diz trecho do informe no órgão oficial. O prazo estimado no contrato é de até 180 dias, período estimado a contar da homologação da contratação da empresa até a homologação final do concurso, “podendo, no caso de extrema necessidade, devidamente justificada pela Contratada ou Contratante, com anuência da Comissão Especial de Concurso, ser prorrogado”.

 

Procedimento

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) anunciou em meados do ano passado a realização do um concurso da Guarda Municipal, procedimento que não é realizado há mais de duas décadas em Foz do Iguaçu. A partir de então foi criada uma comissão que deu início aos estudos e, no final do ano, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei alterando dispositivos da Lei Complementar ajustando a norma para a realização do processo para seleção de novos guardas pelo município.

A Guarda Municipal está perto de completar 30 anos  e é parte integrante do Sistema de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, com atendimento direto à comunidade. A corporação, que mantém equipes de trânsito e tática, Patrulha Maria da Penha, Defesa Civil, Gabinete de Gestão Integrada, entre outras, atualmente conta com 220 guardas, com uma idade média de 51 anos.

A seleção é uma das reivindicações dos profissionais a fim de recompor a estrutura da corporação, além de outras pautas laborais. O município conta ainda com 93 agentes patrimoniais, que reforçam a segurança nas escolas que ofertam a EJA (Educação de Jovens e Adultos) no período noturno, nos centros de convivência escola bairro e demais prédios públicos.

  • Da Redação / Foto: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *