Obras da Perimetral Leste alcançam 63% e transformam fronteiras de Foz
A cada novo trecho de pista pavimentada, Foz do Iguaçu se aproxima de um marco logístico inédito. As obras da Perimetral Leste, que devem remodelar a ligação rodoviária do Brasil com Paraguai e Argentina, alcançaram 63% de execução até o final de abril, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
O ritmo atual contempla a pavimentação de mais dois quilômetros de pista, que já receberam camadas de brita graduada simples e macadame seco, etapa que antecede o revestimento asfáltico. Simultaneamente, prosseguem os serviços de terraplenagem na plataforma da rodovia e nos acessos, a instalação do sistema de drenagem de águas pluviais e a implantação das defensas metálicas ao longo do traçado.
Entre as estruturas especiais, o viaduto no entroncamento com a Avenida Felipe Wandscheer registrou novos avanços com a concretagem das barreiras rígidas de proteção.
O projeto da Perimetral Leste, que conecta a BR-277 às duas pontes internacionais da cidade — a Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a Ponte Tancredo Neves, que liga ao lado argentino —, também prevê a construção de novas aduanas nos dois extremos da nova via. As unidades alfandegárias terão edifícios centrais modernos e pátios amplos para o atendimento de cargas e veículos.
Atualmente, a aduana Brasil-Paraguai está mais adiantada, com obras internas no edifício principal, terraplenagem dos pátios, além da construção do depósito de cargas e do reservatório de água. Do lado Brasil-Argentina, os trabalhos também seguem com foco nas estruturas centrais e nos acessos.
Com investimento acumulado de aproximadamente R$ 86 milhões até o momento, a Perimetral Leste é resultado de uma parceria entre o Governo do Paraná, o governo federal e a Itaipu Binacional. A expectativa é que a obra reduza o trânsito pesado no perímetro urbano de Foz do Iguaçu e facilite o escoamento de mercadorias entre os três países da Tríplice Fronteira.
A conclusão do projeto será um passo decisivo para consolidar Foz do Iguaçu como um dos principais corredores logísticos da América do Sul.
- Da redação com AEN
- Fotos: DER