Novo bispo Pedro Collar Noguera assume em 3 de fevereiro

A Diocese de Ciudad del Este receberá um novo líder em breve, conforme anunciado nesta semana durante um evento na Catedral de San Blas. O monsenhor Guillermo Steckling, atual bispo, renunciou ao cargo ao completar 75 anos, abrindo caminho para a nomeação de Monsenhor Pedro Collar Noguera.

Pedro Collar Noguera, de 60 anos, figura respeitada na região, é natural de Juan León Mallorquín, no departamento de Alto Paraná. Sua vasta trajetória inclui diversos cargos nas paróquias do Alto Paraná e na Diocese de Ciudad del Este. Atualmente, ele desempenha o papel de bispo na Diocese de San Juan Bautista de las Misiones.

Ordenado sacerdote em 7 de junho de 1992, em Ciudad del Este, Collar acumulou experiência como vigário, moderador da equipe sacerdotal e pároco na Catedral de São Brás em Ciudad del Este. Além disso, serviu como juiz do Tribunal Eclesiástico Diocesano e Interdiocesano.

Com formação em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica de Santa María de los Buenos Aires e cursos de doutorado na Pontifícia Universidade de Comillas de Madrid, Collar é reconhecido por sua dedicação ao serviço religioso.

O novo bispo, membro do Conselho Episcopal Permanente e presidente de diversas comissões na Conferência Episcopal, assumirá oficialmente em Ciudad del Este em 3 de fevereiro, coincidindo com as festividades de San Blas e o aniversário da capital departamental.

Guillermo Steckling, o bispo renunciante, que assumiu a Diocese em dezembro de 2014, encerra um ciclo de 49 anos como sacerdote. Seus antecessores foram Ricardo Valenzuela, Rogelio Livieres, Ignacio Gogorza, Pastor Cuquejo e Oscar Paez Garcete.

  • Foto: divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *