Nova sede da Saúde Ocupacional promove bem-estar, inclusão e acolhimento humanizado

Com uma estrutura moderna e aconchegante, a nova sede da Diretoria de Saúde Ocupacional (DISO) proporciona ao servidor uma experiência mais acolhedora e humanizada. Situado na Rua Santos Dumond 1177, Centro, o espaço possui uma estrutura de aproximadamente 400 m², com nove salas para o atendimento específico de cada serviço, sala de reuniões e  estacionamento próprio.

A unidade também foi readaptada para garantir a inclusão e a acessibilidade, com banheiros PCD – Pessoas com Deficiência – e rampas de acesso nas entradas. A qualidade do novo local marca um novo recomeço, não somente na estrutura física, mas no impacto à saúde mental dos servidores.

“O espaço foi escolhido para ser acolhedor e terapêutico, pois o trabalhador adoecido já apresenta certa fragilidade e ser recebido e atendido num espaço bonito e organizado já ajuda a lidar melhor com os desafios”, comentou a diretora de Saúde Ocupacional, Carla Conrad de Lima.

O atual endereço é bastante celebrado pelos trabalhadores após o serviço ter funcionado provisoriamente no mesmo local da PGM (Procuradoria Geral do Município), antigo prédio do Banestado. A realocação foi feita por conta da interdição da ex-sede, no antigo prédio da Câmara Municipal de Vereadores, que será reformada e transformada em um Centro Cultural.

“O novo espaço também garante melhores condições de trabalho aos profissionais da unidade, refletindo no atendimento aos servidores, é um reconhecimento à importância do servidor e um ato de respeito da gestão pública”, acrescentou a secretária de Administração, Eliane Dávilla Sávio.

Atualmente estão lotados na DISO aproximadamente 26 servidores entre técnicos administrativos, assistente social, psicólogos, técnicos em segurança do trabalho, enfermeiras, engenheiro e médica do trabalho, além da diretoria e dos dois supervisores.

 

DISO

Dentre as várias atividades desenvolvidas pela DISO destacam-se: o Programa de Acolhimento de novos Servidores, Programa de Orientação para a Aposentadoria, Semana do Servidor Municipal com várias atividades diversificadas, workshops sobre educação financeira, saúde mental, física e nutricional, entre outros temas.

Além dessas ações, a equipe multidisciplinar faz o acompanhamento de servidores adoecidos com vistas à reinserção no trabalho através do Programa de Readequação Funcional, realiza a avaliação da concessão do benefício de redução da jornada de trabalho a pais servidores de filhos portadores de deficiência, promove a qualificação de brigadas de incêndio e administra a entrega de atestados.

“Importante ressaltar a valorização dos processos de educação continuada e hoje disponibiliza uma plataforma de educação, na qual são garantidos vários cursos exigidos pelo Ministério do Trabalho”, comentou Carla. A ação também conta com a divulgação rotineira de informações aos servidores.

  • AMN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *