Na reta final da campanha, três pesquisas são registradas em Foz
A última semana da campanha do primeiro turno das eleições municipais no dia 6 de outubro em Foz do Iguaçu será marcada pela divulgação de uma série de pesquisas de intenção de voto. Nos últimos dias, o serviço de acompanhamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu o registro de levantamento de três diferentes institutos. Os números compilados juntos aos eleitores poderão ser divulgados a partir dos dias 1º e 2 de outubro (terça e quarta-feira, respectivamente).
A expectativa é pela possibilidade da primeira vez na história de Foz do Iguaçu a eleição de prefeito seja definida num segundo turno, uma vez o município chegou a 204 mil eleitores no início deste ano. A corrida eleitoral para a sucessão de Chico Brasileiro (PSD) envolve sete candidatos – Airton José (PSB), Jurandir “Latinha” de Moura (Rede), General Silva e Luna (PL), Paulo Mac Donald Ghisi (PP), Sâmis da Silva (PSDB), Sérgio Caimi (PMB) e Zé Elias (União Brasil).
Desde o início da campanha eleitoral, apenas duas pesquisas foram realizadas pelos institutos Radar e 100% Cidades Participações, que trouxeram alterações entre os primeiros colocados. A primeira pesquisa registrada em Foz do Iguaçu, faltando pouco mais de uma semana para o pleito é do IRG Pesquisa Ltda, contratada pela TV Independência ao custo de R$ 8 mil, segundo o TSE.
O levantamento, registrado no último dia 25 (quarta-feira) sob o número PR-09375/2024, prevê 600 entrevistas que começaram a ser levantadas ontem (26) e vão até o domingo (29), tendo como estatístico responsável Dinarte Orlando. O levantamento poder-se divulgado a partir do dia 1ª de outubro (terça-feira).
Mais pesquisas
O Instituto 100% Cidades Participações Ltda registrou, também na quarta (25), uma segunda pesquisa para as eleições de Foz do Iguaçu, tendo como estatístico responsável Fabíola Miranda von Rondow. O levantamento, contratado pela Futura Consultoria e Assessoria Ltda ao custo de R$ 10 mil, sob o número PR-06705/2024, começou a ouvir ontem, 400 eleitores. O trabalho vai até o dia 1º de outubro (terça) com previsão de divulgação no mesmo dia, segundo informado ao site do TSE.
A terceira pesquisa da reta final da campanha em Foz do Iguaçu foi registrada pelo Instituto Radar Inteligência sob o número PR-02135/2024. O levantamento, contratado pelo GDia Jornais e Informação Ltda ao custo de R$ 24,5 mil, vai ouvir 600 eleitores a partir deste sábado (28), com término previsto para o dia 30 (segunda-feira). O estatístico responsável é José Mario Lima. A divulgação dos números está prevista para quarta-feira (2 de outubro).
- Da Redação