Mulheres lideram as contratações no Turismo em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu é a terceira cidade do Paraná com o maior número de mulheres empregadas no setor de Turismo em 2024. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), das 385 vagas criadas neste ano, 270 são atualmente ocupadas pelo público feminino, o que corresponde a 70%.
O município ficou atrás apenas de Curitiba, que tem 708 contratadas no setor; e São José dos Pinhas, que registrou 334 efetivações. Em todo o Estado, 2.771 mulheres foram efetivadas em cargos no Turismo de janeiro a agosto deste ano. Os números revelam um crescimento de 8,6% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 2.551 registros.
De acordo com os números, as mulheres representam o equivalente a 61,5% dos novos empregos do setor turístico estadual, enquanto que em 2023 eram 46,8% do total.
“É bom que as mulheres estejam aderindo cada vez mais aos ofícios e ocupações ligadas ao turismo, qualificando a nossa mão de obra. Diante disso, estamos comprometidos em criar um ambiente inclusivo, onde cada vez mais mulheres possam se destacar e contribuir para o fortalecimento do turismo no Paraná, seja por meio da prestação de serviços, ou ainda na condição de turistas, visitando os nossos atrativos estaduais”, destacou o secretário estadual do Turismo (Setu), Márcio Nunes.
Na Terra das Cataratas, o crescimento de mulheres empregadas na área foi de quase 30% no comparativo com o ano passado, quando havia 194 contratações no turismo entre janeiro e agosto. No que diz respeito às atividades, os departamentos de alojamento (hotéis, pousadas e outros) e alimentação (bares e restaurantes) lideram o volume de oportunidades.
A oferta de vagas será ampliada ainda mais nas próximas semanas para reforçar os atendimentos nos atrativos e meios de hospedagem, já visando às férias e festas de final de ano.
Neste sentido, um novo feirão de contratações está previsto para ocorrer no dia 24 de outubro, com oportunidade de emprego em áreas como recepção, cozinha, manutenção e limpeza, destinadas a profissionais de diferentes níveis de qualificação.
O evento será promovido pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis) e Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo (IHGT). A ação acontecerá das 8h às 17h, no salão paroquial da Igreja São João Batista, na área central. Para participar, os candidatos devem levar currículo atualizado, além de documentos como RG, CPF e a Carteira de Trabalho.
Estarão disponíveis vagas em diferentes áreas de hotéis, como recepção, cozinha, limpeza, manutenção, entre outros. As oportunidades serão ofertadas para profissionais de diversos níveis de qualificação.
Este será um excelente momento para quem está em busca de uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho, especialmente na área de hotelaria e gastronomia. Os participantes terão a chance de se encontrar diretamente com empregadores, explorar as ofertas de trabalho disponíveis e realizar pré-entrevistas.
Panorama geral
No cenário geral de empregos, Foz registrou de janeiro a agosto 2.565 contratações em diversos setores, fruto de 28.239 admissões e 24.674 desligamentos no período. Os setores de serviços e construção civil são os que mais geraram oportunidades, fruto de diversos investimentos públicos e privados.
Do volume total de empregos formalizados, 1.348 vagas são ocupadas por homens entre 18 e 24 anos. As mulheres não estão muito atrás, no ano 1.217 foram contratadas. Deste número, 252 são de origem estrangeira e atuam em lojas e supermercados.
- Da redação / Foto: Eduardo Aguiar/SETU-PR