Mês da Consciência Negra promove apresentações artísticas e culturais na Praça da Paz
A Praça da Paz será palco neste domingo (26), a partir das 10h, de apresentações da Associação de Capoeira Pedagógica (ACAPE) e do grupo Kaburé Maracatu, que envolverão o público nos ritmos da cultura afro-brasileira.
A programação, em alusão ao Mês da Consciência Negra, é uma organização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade e conta com o apoio da Fundação Cultural.
“É um mês de enfrentamento e debate, mas também de resistência através da alegria e da arte de matriz africana, por isso esses encontros são tão importantes para integrar e celebrar a cultura e a diversidade”, enfatizou a secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jerônymo Lima.
A atividade acontecerá em meio à Feirinha da JK, com a oferta de gastronomia afro-brasileira, que se soma à diversidade cultural da Praça da Paz, símbolo do encontro da comunidade para a celebração da harmonia entre os povos.
A mobilização, conforme explicou diretora da secretaria de Direitos Humanos, Mazé Saad, tem como proposta exibir a diversidade da cultura negra e incentivar a cultura de paz. “Além de levar a arte por meio das apresentações, precisamos fazer deste dia um dia de luta por mais tolerância, pela cultura da paz e o fim do racismo e tudo isso começa no respeito à diferença e à diversidade”, afirmou.
Avanços
O fortalecimento das ações de promoção à igualdade racial e ao enfrentamento às intolerâncias raciais é reflexo da implementação de políticas estruturantes no Município, a exemplo da criação do Conselho da Igualdade Racial, em 2019, capacitações em relações étnico-raciais para docentes da rede municipal, além do diálogo contínuo com as diversas representações da sociedade com vistas à eliminação do preconceito.
- AMN