Levantamento do Censo aponta que Foz do Iguaçu tem mais de 400 templos religiosos

Famosa pela beleza de seus atrativos turísticos, Foz do Iguaçu também se destaca entre as cidades brasileiras com grande diversidade cultural e religiosa. Este atributo foi evidenciado por dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo de 2022, que apontam a existência de 450 templos religiosos na Terra das Cataratas.

A categoria engloba igrejas cristãs de fé católica, evangélica e protestante; mesquitas, templos diversos (budismo e outros), terreiros de umbanda, candomblé, quimbanda e outras religiões e práticas de matriz africana; centros espíritas, dentre outras vertentes.

Conforme o levantamento, o número de templos na fronteira com o Paraguai e Argentina supera o de estabelecimentos de saúde, como hospitais e clínicas, que detém 317 espaços; e ultrapassa com larga distância o volume de instituições de ensino, como escolas, creches e universidades, com 230 locais.

De acordo com o Censo, a maioria dos endereços contabilizados em Foz são moradias particulares (casas e apartamentos), com um total de 116.539 unidades. Em segundo lugar destacam-se estabelecimentos com finalidades diversas, como lojas, comércios e prédios públicos, que detém 15.387 espaços.

A lista engloba ainda 109 domicílios coletivos (pensões, casas de repouso, repúblicas estudantis e outros), 65 estabelecimentos agropecuários e pouco mais de 3,7 mil edificações em construção.

Esta foi a primeira vez na história do levantamento que o IBGE mapeou todos os tipos de edificações que compõem os 111 milhões de endereços do Brasil cadastrados durante a pesquisa.

Segundo o IBGE, a maior precisão do levantamento pode ser uma ferramenta importante para o planejamento urbano e para a criação de políticas públicas específicas.

É possível, por exemplo, mapear domicílios impactados for fenômenos ambientais como enchentes, deslizamentos, queimadas e secas. Ou fazer a contabilização de serviços oferecidos à população de acordo com a densidade demográfica.

No estado do Paraná são 12.397 estabelecimentos de ensino, 16.498 estabelecimentos de saúde e 25.152 estabelecimentos religiosos, o equivalente a cerca de 250 templos religiosos para cada 100 mil habitantes. O número é maior se comparado com a quantidade de escolas e hospitais, separadamente.

Outro dado que chama atenção é a quantidade de estabelecimentos agropecuários no estado: são 276.214 mil ao todo, ficando entre o Rio Grande do Sul, que registrou 347.724 mil estabelecimentos e Santa Catarina, com 171.363 mil.

 

Levantamento no Brasil

Dados do Censo 2022 mostram que o Brasil tem 580 mil estabelecimentos religiosos de todos os tipos. São, em média, 286 igrejas para cada 100 mil habitantes do país. A Região Norte é a que concentra a maior relação entre o número de estabelecimentos religiosos e o total da população. Há 79.650 igrejas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, o que representa a média de 459 para cada 100 mil habitantes, quase o dobro do valor do Brasil como um todo.

O Acre lidera a média nacional, com 554 igrejas para cada 100 mil habitantes, seguido de Roraima e Amazonas, ambos com 485 para cada 100 mil. Do lado oposto, a região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) é a que tem a menor relação entre o número de igrejas e a população, com 226 para cada 100 mil.

  • Da redação / Fotos: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *