Latinoware discutirá futuro da IA e a segurança digital em sistemas de saúde
Há 21 anos o Latinoware, maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres da América Latina, oportuniza importantes e necessários debates e troca de experiências sobre a evolução das tecnologias abertas, suas aplicações e impactos na sociedade.
Este ano, o evento, que volta a ser realizado no Itaipu Parquetec e integra o Festival Iguassu Inova, traz profissionais altamente qualificados para abordar temas de impacto social como a segurança da informação em sistemas de saúde e a combinação inevitável do humano com a inteligência artificial.
Ameaças x sistemas de saúde
Um dos palestrantes que abordará o tema segurança da informação, com foco no setor de saúde, é Arthur Paixão, gerente de cibersegurança no Hospital Albert Einstein. Arthur é formado em Análise e Desenvolvimento de Software pela UNIBRATEC e Segurança da Informação pela UNIFG. “Considerando o crescente número de ataques cibernéticos direcionados a sistemas de saúde, com o objetivo de roubar dados de pacientes, interromper serviços essenciais ou comprometer dispositivos médicos, a ideia é trazer para o evento uma visão geral do setor de saúde, abordando os tipos comuns de ameaças e ataques, vulnerabilidades em protocolos e dispositivos médicos, além dos principais riscos e informações relevantes”, antecipa o palestrante.
As ameaças cibernéticas não são uma realidade apenas de setores específicos, a população como um todo está suscetível, por isso é preciso buscar conhecimento sobre o assunto e agir de forma cautelosa no ambiente eletrônico. “Creio que o primeiro passo e principal é a ‘educação digital’, conhecer os riscos e os métodos básicos de segurança online. As pessoas devem aprender a identificar e-mails e links suspeitos e entender a importância da privacidade nas redes sociais”, alerta Arthur.
O palestrante ressalta ainda a importância do Latinoware para a capacitação de profissionais e democratização do uso da tecnologia. “O Latinoware tem uma importância enorme, especialmente em uma era onde a tecnologia se desenvolve rapidamente e demanda profissionais cada vez mais capacitados. Infelizmente o Brasil é carente desse tipo de evento onde dá a oportunidade de colocar alunos de diversas universidades e escolas em contato direto com alguns dos principais profissionais do mercado. Creio que inspirando e capacitando novas gerações de profissionais e empreendedores, contribui-se diretamente para a formação de um ecossistema mais diverso e inovador, ampliando as oportunidades de desenvolvimento econômico e inclusão digital no país”, observa.
Humano x IA
Com a popularização de ferramentas de IA (inteligência artificial), discussões sobre a substituição da mão de obra humana e perda de postos de trabalho têm sido cada vez mais frequentes.
No Latinoware, Alessandro de Oliveira Faria (Cabelo), pesquisador e cofundador da empresa OITI TECHNOLOGIES, vai abordar de forma ampla a relação entre o ser humano e o uso da IA e Machine Learning. “O departamento de inovação tornou-se uma prioridade e é essencial nas empresas atualmente. Produtos e serviços disruptivos estão sendo desenvolvidos em poucos meses. As empresas que não adotam a inteligência artificial correm o risco de serem adquiridas por aquelas que a utilizam. Indivíduos que não empregam IA podem perder seus empregos para aqueles que fazem uso dessa tecnologia. No entanto, ao final, nenhuma IA superará a combinação de um humano com uma máquina. A IA não tomará metade dos nossos empregos; ao contrário, devolverá metade do nosso tempo,” afirma o palestrante.
Alessandro acumula experiência com biometria facial desde 2003, redes neurais artificiais e neurotecnologia desde 2009. É inventor da tecnologia CERTIFACE, já ministrou mais de 200 palestras, tem 14 artigos impressos publicados e mais de 9 milhões de acessos nos 120 artigos publicados no portal “Viva O Linux”. Ele aponta a contribuição inegável do Latinoware para o país. “O Latinoware é essencial para o avanço do software livre no Brasil e em toda a América Latina, pois promove uma valiosa troca de conhecimento entre palestrantes e participantes. Para os estudantes, em particular, o evento oferece um direcionamento vocacional que pode impactar de forma significativa sua trajetória profissional e pessoal ao longo da vida. O Latinoware contribui para a democratização da tecnologia, atendendo a diversos setores de forma imparcial”, completa.
O vasto currículo do palestrante ainda inclui as funções de: mentor Cybersecuritygirls BR, professor da FIA, membro oficial e embaixador OpenSUSE Linux América Latina, chapter leader OWASP SP, colunista técnico, opensource committer, membro do Conselho Internacional Intel, Intel Innovator, Notable Member I2AI, Innovation Ambassador Credicitrus e fundador do Global openSUSE Linux Iniciativa INOVADORA.
Inscrições abertas
A 21ª edição do evento será realizada de 27 a 29 de novembro, com programação intensa das 8h às 18h. As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site do evento latinoware.org.
Nos três dias de evento, 3 mil pessoas devem participar do Latinoware, entre estudantes, empreendedores, pesquisadores, empresas, organizações parceiras, expositores e comunidade em geral que se interesse pelo tema.
Mais palestrantes confirmados
Trazendo experiências e visões diferentes sobre Criatividade e 5G teremos : O Professor, Doutor Evandro Cantú, especialista em Hardware e Redes de Comunicação para Internet das Coisas. Magno Teodoro Garay , especialista em Redes de Comunicação e Monitoramento de Sistemas Climáticos para Agricultura e Portos e Daniel Nunes de Andrade , engenheiro eletricista e mestre em Telecomunicações, responsável pela controladoria de redes móveis na parceria Inatel-Nokia.
Para promover discussões sobre Desenvolvimento de games estão confirmados: Luiz Antônio Valério Leão, Game Developer, Programador Júnior e Generalista 3D e também Breno Silva Azevedo , especialista sênior em Game Design, produção e desenvolvimento de games.
Fomentam a discussão sobre Inclusão Digital e acesso à tecnologia, Débora Garofalo , professora, educadora, especialista em robótica educacional – Considerada uma das 10 melhores professoras do mundo pela Global Teacher Prize e Paulo Victor Paula Loureiro , especialista em tecnologias Assistivas Neurodivergentes.
Também fazem parte da programação do evento minicursos e oficinas; e o tradicional Hackathon, com premiação em dinheiro e oportunidades em programas de pré-incubação.
Apoio
O Latinoware 2024 conta com o apoio de universidades como Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Instituto Federal do Paraná e UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e de diversos outros parceiros.
- AI Itaipu Parquetec / Foto divulgação