Hospital Itamed ampliará atendimento com serviços de qualidade, tecnologia e humanização
As recentes novidades no hospital recém batizado como “Itamed” despertaram muito curiosidade nos leitores, evidente a importância do complexo na área da Saúde de Foz do Iguaçu e região. As dúvidas e perguntas remetidas pelos leitores, foram organizadas e enviadas ao Diretor-Superintendente do Hospital Itamed, Gilmar de Oliveira
GDia – Como chegaram a essa estratégia para anunciar um “novo tempo” em uma instituição tão importante no setor de Saúde?
Gilmar de Oliveira – É normal de tempos em tempos as empresas buscarem atualizar a forma como são percebidos pelos seus públicos. A decisão de adotar uma nova marca e identidade visual foi fruto de um planejamento detalhado. Contratamos uma empresa de consultoria, Verdi Design, que nos auxiliou nesta mudança. Buscamos criar uma comunicação mais clara e integrada com nossos pacientes e parceiros, facilitando o entendimento dos serviços oferecidos. A nova marca unifica o nome do hospital com o plano de saúde, representando um momento de modernização, transparência e fortalecimento da confiança. Esse “novo tempo” reflete não apenas mudanças visuais, mas também um compromisso com inovação, qualidade e humanização no atendimento.
A Fundação de Saúde Itaiguapy, gestora do Hospital Itamed, receberá um significativo aporte, na casa dos R$ 100 milhões. Quais os passos para incrementar o que seria uma nova fase?
Gilmar de Oliveira – O aporte de R$ 100 milhões será fundamental para consolidar essa nova fase. Os investimentos serão direcionados, R$ 55 milhões ao Custeio Social para atendimentos ao Sistema Únicos de Saúde (SUS), e o restante, à aquisição e atualização de equipamentos médico-hospitalares modernos, modernização da Tecnologia de Informação (TI), melhorias em infraestrutura das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e centro cirúrgico e reestruturação de processos. Além disso, trabalharemos na implementação de um plano de carreira e desenvolvimento para os colaboradores, garantindo a valorização profissional e incentivando a excelência nos serviços. A transparência e a eficiência administrativa também serão fortalecidas.
Quais os serviços que serão mais atendidos com o investimento?
Gilmar de Oliveira – Os investimentos beneficiarão diretamente os serviços de alta complexidade e áreas estratégicas, como oncologia, cardiologia, gestação de alto risco e neonatologia. Também haverá melhorias nos serviços de diagnóstico, com a modernização do laboratório e aquisição de equipamentos de ponta para exames de imagem. Além disso, a infraestrutura hospitalar será ampliada para oferecer mais conforto e segurança aos pacientes, tanto do SUS quanto de atendimentos particulares e planos de saúde.
O senhor fala bastante em “humanização” e isso tem sido uma característica da instituição. Como se dará manutenção a isso, levando em conta a necessidade de modernizar também o atendimento?
Gilmar de Oliveira – A humanização é um pilar inegociável para o Hospital Itamed e continuará a ser prioridade. A modernização do atendimento não significa perda do calor humano, pelo contrário: a tecnologia será uma aliada para otimizar processos, reduzindo o tempo de espera e permitindo que os profissionais se dediquem ainda mais ao cuidado direto com os pacientes. A capacitação contínua das equipes, a melhoria na comunicação e o investimento em ambientes mais acolhedores também contribuirão para manter a excelência no atendimento humanizado.
Como a unificação do hospital e plano de saúde pode melhorar ainda mais as necessidades dos usuários e de quem procura as unidades que fazem parte do complexo?
Gilmar de Oliveira – A unificação sob uma única marca fortalece a identidade da instituição e traz mais clareza para os usuários. Isso facilita o acesso aos serviços, melhora a comunicação entre as unidades e oferece uma experiência mais integrada e eficiente. Seja no hospital, no plano de saúde, no laboratório ou no centro clínico, o paciente terá a certeza de estar em um ambiente com a qualidade Itamed, recebendo atendimento de excelência e confiança.
Há um planejamento estratégico de três anos pela frente, até 2028. Quais as mudanças administrativas que são os desafios de sua gestão?
Gilmar de Oliveira – O planejamento estratégico prevê mudanças significativas em diversas frentes. Entre os principais desafios estão o aprimoramento da gestão, como a reestruturação departamental, a modernização de contratos e a implementação de práticas de gestão mais eficientes e transparentes, como auditoria interna e gestão de integridade e riscos. Trabalhamos também no desenvolvimento de um plano de carreira para valorizar os colaboradores, além de iniciativas voltadas à sustentabilidade e inovação. Nosso foco é consolidar a excelência nos serviços prestados e preparar a instituição para os desafios futuros.
Foz discute com mais intensidade a necessidade de instalação de um Hospital Pediátrico em Foz. A parceria com o Pequeno Príncipe, de Curitiba, suprirá essa demanda?
Gilmar de Oliveira – A parceria com o Hospital Pequeno Príncipe é um passo fundamental para fortalecer a assistência pediátrica na região. Contaremos com expertise e a tecnologia de uma das maiores referências em pediatria do país para o Hospital Itamed. Embora não substitua a necessidade de um hospital pediátrico exclusivo, essa colaboração garantirá uma significativa melhoria no atendimento às crianças, com troca de experiências e ações conjuntas que beneficiarão toda a comunidade.
Como o complexo hospitalar estará à disposição da população agora e no futuro?
Gilmar de Oliveira – O Hospital Itamed já se destaca como referência regional, atendendo pacientes do Brasil, Paraguai e Argentina. Com os investimentos anunciados e as melhorias previstas, estaremos ainda mais preparados para oferecer serviços de alta qualidade, com tecnologia avançada, infraestrutura moderna e atendimento humanizado. No futuro, o complexo hospitalar continuará a evoluir, acompanhando as demandas da população e consolidando-se como um centro de excelência e de alta complexidade em saúde na tríplice fronteira.
- Da redação / Fotos: Willian Brisida/Itaipu Binacional.