Foz do Iguaçu é candidata a sediar Fórum Ibero-Americano de Compras Públicas de Inovação
O Paraná apresentou a candidatura de Foz do Iguaçu para sediar a 8ª edição do Fórum Ibero-Americano de Compras Públicas de Inovação, prevista para 2026. O anúncio foi realizado durante a última edição do evento, que aconteceu de 26 a 28 de novembro em Santiago, no Chile.
A candidatura reforça a importância de Foz do Iguaçu, reconhecida pela sua infraestrutura e localização estratégica na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. A proposta conta com o apoio de delegações de países como Argentina, Colômbia, Paraguai, Costa Rica, Uruguai, Espanha e Portugal.
O Fórum Ibero-Americano de Compras Públicas de Inovação reúne especialistas e gestores para discutir práticas e soluções tecnológicas voltadas à modernização do setor público. A realização do evento em Foz do Iguaçu deve atrair atenção internacional e promover o Paraná como referência em inovação na gestão pública.
O diretor de Relações Institucionais da Secretaria da Inovação Diego Nogueira, representou o Paraná no fórum realizado no Chile. Ele destacou o impacto das compras públicas de inovação no atendimento às necessidades da população.
“Essas práticas permitem a aquisição de bens e serviços inéditos que melhoram a qualidade do serviço público. Trabalhamos para tornar a gestão pública mais eficiente, conectando o Paraná às melhores iniciativas internacionais”, afirmou.
Paraná avança em inovação pública
O Paraná vem implementando políticas que fortalecem as compras públicas de inovação. Em 2024, o Estado promoveu o II Seminário Estadual de Contratação de Inovação, capacitando servidores e firmando parcerias, como o acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para apoio técnico em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Além disso, a revista Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública, lançada pelo Estado, tornou-se uma referência no tema. A publicação, que aborda práticas inovadoras em contratações públicas, é utilizada em cursos de universidades renomadas, como a USP.
Hub de Govtechs
Outro avanço importante é a criação de um hub para Govtechs, startups focadas em tecnologia para o setor público. O espaço, localizado no Canal da Música, em Curitiba, contará com investimento de R$ 15 milhões e oferecerá estrutura para incubação e aceleração dessas empresas, incentivando o desenvolvimento de soluções para desafios da administração pública.
Próximos passos
Enquanto o próximo fórum já está definido para 2025, em Granada, na Espanha, o Paraná segue na disputa para trazer a edição de 2026 para Foz do Iguaçu. Caso a candidatura seja bem-sucedida, o evento consolidará a cidade como um polo de inovação e conectividade internacional, alinhando-se à estratégia do Estado de promover o desenvolvimento sustentável e tecnológico.
- Da redação com AEN / Foto: SEI-PR