Festa Maína começa nesta sexta-feira, abrindo as celebrações de São João em Foz

Começa nesta sexta-feira (26) e segue até domingo (28) a 15ª edição da Festa Maína, evento que faz parte do calendário oficial de Foz do Iguaçu e abre a temporada de celebrações de São João no município. O arraial acontecerá no estacionamento da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, com entrada gratuita.

A festa é organizada pela Associação Cultural e Turística da catedral em parceria com a prefeitura, Itaipu Binacional, além de pastorais e movimentos da própria igreja. Todos os anos o evento recebe centenas de visitantes do Oeste e também dos países vizinhos Paraguai e Argentina.

Assim como nas edições anteriores, o festival contará com uma ampla praça de alimentação, exposições de artesanatos, concurso de sinhazinha, brinquedos para as crianças e apresentações artísticas.

A banda do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado abrirá oficialmente o evento às 19h de sexta. Na mesma noite o público poderá conhecer as candidatas à sinhazinha 2023 e acompanhar o show do coral Guadalupe.

No sábado e domingo estão programados shows com a banda Caiçara, Trio Forró diFugera, Romanny e Campinense, Raphael Thiago e grupo Samba e Cia. O evento terá ainda apresentações de danças com os grupos de jovens da catedral e do CTG Charrua. Nestes dois dias os shows começam a partir das 17h, mas os portões já estarão abertos às 11h.

E como não há nada melhor para acompanhar boa música do que boa comida, os visitantes terão diversas opções de delícias típicas da época, como quentão, pinhão, pipoca, maça do amor, curau, pamonha, bolo de milho e o famoso Pão de Guadalupe. Para as famílias que desejarem uma refeição mais completa, haverá opção de almoço e jantar com feijoada, carne com mandioca, shawarma e outras delícias.

Para distrair e alegrar as crianças, será montado um espaço com brinquedos infláveis para que os pequenos possam se divertir com segurança na presença dos pais. No espaço também estarão presentes mais de 20 artesãos e representantes de empresas locais.

Tradição

Realizada desde 2007, a Festa Maína integra o calendário oficial de eventos de Foz e é uma das maiores festas da região. Nos primeiros anos o evento ocorria no Gramadão da Vila A, mas agora vem sendo realizado no estacionamento da própria catedral, com apoio de forças de segurança para garantir a tranquilidade dos moradores e turistas.

Além de levar diversão saudável à população iguaçuense, o evento também serve para arrecadar fundos para o término da obra da catedral, que iniciou no último ano a colocação dos vitrais.

Depois da Maína, a segunda maior festa de São João é promovida em junho pela paróquia de mesmo nome, na região central. Em três dias de diversão e partilha, a programação inclui missa, procissão, dança de quadrilha, barracas com comidas típicas, feijoada e o famoso bolo de São João Batista com medalhas.

“O Objetivo de organizar e realizar uma festa como esta é oferecer momentos de integração com a comunidade, além de contribuir com a valorização e preservação da cultura popular, do lazer, diversão e cultura dos fiéis de Foz e região. O evento também tem como intuito aumentar a captação de recursos para que seja possível o término da nossa catedral e que a mesma seja mantida em boas condições para atender as necessidades da comunidade”, explicou a organização.

  • Da redação / Foto: divulgação catedral

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *