Feira Livre de Trocas da Tríplice Fronteira acontece no dia 04 de agosto em Foz do Iguaçu
Antes de existir o dinheiro, todas as relações de comércio e de mercadorias eram feitas na base da troca, do escambo. Aquele que tinha feijão trocava por um pouco de arroz do outro, e assim seguiam as negociações/colaborações. Que tal então viver essa experiência de economia circular em pleno 2024? É isso que propõe a Feira Livre de Trocas da Tríplice Fronteira, que realizará sua 9ª edição no dia 04 de agosto de 2024, domingo, a partir das 14h, na Casa Florir, em Foz do Iguaçu.
O evento é gratuito, aberto a todos e funciona assim: separe objetos que pretende trocar e vá até o local da Feira, que acontece na rua mesmo. Chegando lá, prepare seu cantinho (estenda uma tolha ou canga, leve araras ou caixas; você decide como quer expor suas coisas) e comece a negociar trocas com quem quiser e pelo o quê quiser, menos por dinheiro. Roupas, sapatos, livros, objetos de decoração, acessórios; tudo o que estiver em desuso para uma pessoa pode ganhar um novo uso na vida de outra.
Além das trocas, a Feira também terá diversas atividades, como a Oficina Circense para crianças e adultos (Brincaderia Circo Show) e a Oficina de Brinquedo de Bambu. Também haverá Contação de Histórias sobre aves nativas e uma exposição de fotos de aves da Mata Atlântica. As atividades são gratuitas, com vagas limitadas e as inscrições serão feitas na hora. Apresentações musicais e culturais também terão seu lugar na Feira, que contará ainda com espaço kids e feirinha gastronômica.
Além das possibilidades de trocas, haverá coleta de lixo eletrônico, que, posteriormente, será destinado ao descarte adequado.
Segundo os organizadores, o objetivo deste projeto é promover a economia solidária, o consumo consciente, a sustentabilidade e a valorização da cultura local. “A Feira pretende propor uma reflexão sobre o desperdício e o acúmulo de bens materiais, chamando a atenção da população para o consumo consciente”, pontua Mayara Brecher, que é membro da equipe organizadora da Feira. Ela também pontua sobre a prática da economia solidária que é estimulada através do ato de trocar. “Essa prática ajuda a minimizar os impactos ambientais causados pela produção excessiva ao redor do mundo, por isso é tão importante a participação da população”, frisa Mayara. Além disso, segundo ela, a Feira de Trocas também se apresenta como uma alternativa de lazer e cultura para todos, contribuindo para a interação social e o fortalecimento de vínculos comunitários entre os participantes.
O evento promove não apenas trocas materiais entre os participantes, mas, principalmente, trocas que envolvem afeto, já que é um espaço para conhecer, conversar e interagir com pessoas.
Programação:
14h – Abertura do evento com DJ Mano Zeu.
15h às 17h – Oficina Circense para crianças e adultos com Brincaderia Circo Show (oficina simultânea com outras atividades).
15h30 às 17h20 – Oficina de Brinquedo de Bambu (facilitadora: Kelly Cristina Michels; 20 vagas)
17h30 até 18h – Contação de histórias sobre aves nativas (facilitador: Fabrício Vilela)
18h10 às 18h40 – Apresentação cultural Kaburé Maracatu.
19h às 20h – Grupo Musical Trio Raíces.
20h30 – Encerramento.
Serviço:
9ª Feira Livre de Trocas da Tríplice Fronteira
04 de agosto (domingo), das 14h às 20h30
Endereço: Casa Florir (rua Romário Vidal, 816 – Vila Yolanda)
*Evento gratuito e de classificação livre
- Da assessoria