Com atrasos e transtornos, duplicação na Rodovia das Cataratas chega a 30%

Com uma série de atrasos e transtornos, as obras de duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, atingiram pouco mais de 30% neste mês de abril. No último boletim divulgado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), no dia 1°, um novo desvio havia sido aberto para a execução de um passa-fauna no km 5+854.

Além de duplicar o eixo central, esta ação prevê vias marginais em ambos os sentidos, ciclovias bidirecionais ou passeios compartilhados, e iluminação viária. Ela inclui também viadutos no km 2+260 (em frente ao Condomínio Ritz Cataratas), km 3+970 (acesso ao bairro Remanso) e km 7+600 (próximo ao Movie Cars), e no acesso ao Aeroporto Internacional de Foz, localizado no km 6+760, além de uma nova ponte sobre o Rio Tamanduá.

Nesta segunda-feira (22) a Itaipu Binacional afirmou que 100% dos recursos necessários para a execução dos trabalhos estão liberados e disponíveis, conforme termos do convênio assinado entre a usina, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Governo do Paraná.

O investimento total é de R$ 129 milhões, dos quais já foram empregados quase R$ 50 milhões na construção. A binacional também reiterou que os atrasos de qualquer natureza na obra não são de responsabilidade da usina, e que cabe ao DER a fiscalização e conclusão da duplicação.

“A Itaipu Binacional espera que a duplicação seja realizada de forma eficiente e dentro dos padrões de qualidade necessários para atender às demandas da comunidade local e dos visitantes da região e está disponível para articulações necessárias e ajustes nos termos pactuados a fim de apoiar a conclusão plena da obra”, destacou o diretor de Coordenação da usina, Carlos Carboni.

Por sua vez, o DER manifestou-se por meio de nota na última semana, informando que notificou o consórcio responsável pela execução dos serviços quanto ao atraso no cronograma, solicitando que a empresa preste os devidos esclarecimentos. Até ontem (22), o departamento não havia divulgado o posicionamento do consórcio frente à cobrança.

 

Execução

As obras na BR-469 vão desde o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu até o trevo de acesso à Argentina, passando ainda pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, em uma extensão de 8,7 quilômetros.

Até o momento já foram liberados mais de 3,2 quilômetros de marginais, já pavimentadas. Além disso, está sendo implantada uma nova alça de acesso ao Aeroporto Internacional, necessária para desviar o trânsito e iniciar a execução de um viaduto.

Antes da pavimentação, as vias marginais passam por serviços de terraplenagem e de implantação de dispositivos de drenagem de águas, como drenos, meio-fio, descidas d’água e dissipadores de energia, além de obras de arte corrente como bueiros, galerias celulares e caixas coletoras.

A duplicação inclui ainda a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tamanduá, dividida em duas estruturas. A primeira foi concluída e passou a receber o tráfego de veículos no local, permitindo a demolição da ponte antiga para em breve iniciar a segunda estrutura.

Três dos quatro viadutos previstos já têm serviços em andamento, com todas as peças pré-moldadas já fabricadas e armazenadas no canteiro de obras. Também estão em execução os muros de contenção no sistema Terramesh, e serviços de conservação rotineira da faixa de domínio da BR-469, que incluem roçada, capina, limpeza de sarjetas, limpeza e pintura de meio, e remoção de resíduos e objetos.

  • Da redação / Foto: DER

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