Candidato em Foz terá 3 minutos e 30 segundos no rádio e TV enquanto outro nenhum tempo
A propaganda política eleitoral começa na próxima sexta-feira (30) com uma grande discrepância no primeiro turno de 6 de outubro em Foz do Iguaçu. Enquanto um dos candidatos a prefeito terá mais de 3 minutos e 30 segundos para falar de suas propostas de programas, projetos e ações, outro não terá nenhum segundo no programa político eleitoral, que vai em dois diferentes horários. Em caso de segundo turno no município, a propaganda será do dia 11 a 25 de outubro.
Este ano, Foz do Iguaçu passou dos 200 mil eleitores e poderá ter, pela primeira vez na história, a sucessão municipal decidida em uma segunda rodada de votação, no dia 27 de outubro. Para que este cenário ocorra, um dos candidatos a prefeito não pode alcançar 50% mais um dos votos válidos que forem depositados nas urnas no primeiro turno das eleições 2024.
O tempo para candidato a prefeito nas emissoras de rádio e TV em Foz do Iguaçu foi divulgado pela Justiça Eleitoral. O maior tempo no município será destinado a Coligação Foz em Primeiro Lugar, que tem o General Silva e Luna (PSD) como candidato a prefeito, com 3m34s. O segundo candidato com o maior tempo disponível para a propaganda é Airton José (PSB), com a Coligação Foz de Toda Gente, que terá 2m16s.
O ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (PP), da Coligação Viva Foz do Iguaçu, terá 1m18s, enquanto o também ex-prefeito Sâmis da Silva (PSDB), que encabeça a Coligação Foz para Todos, ocupa o quarto lugar com 1m13s. O empresário Zé Elias, do União Brasil – A União Faz a Foz, terá 1m12s e Latinha (REDE) tem 24 segundos. O candidato Sergio Caimi (PMB) é o único que não possui tempo de rádio e televisão, já que seu partido não tem 5 parlamentares no Congresso Nacional.
Contexto
A propaganda no rádio e na TV inicia na próxima sexta-feira (30) e segue até o dia 3. Para o 2º Turno (se houver, como é o caso de Foz do Iguaçu), irá ao ar do dia 11 a 25 de outubro. O programa eleitoral será veiculado de segunda-feira a sábado em dois períodos no rádio (das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10) e dois períodos na TV (das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40).
A divisão do tempo no programa eleitoral é dividida da seguinte forma: 10% são divididos igualmente entre os partidos e coligações e 90% proporcionalmente ao número de deputados na Câmara Federal. As inserções nas propagandas do rádio e TV serão diárias, inclusive aos domingos, entre as 5h e 24h. Serão destinados 42 minutos diários para candidatos a prefeito e 28 minutos para os candidatos a vereador, das 5h às 24h.
O tempo no rádio e TV de cada um
General Silva e Luna – 3m34s
Airton José – 2m16s
Paulo Mac Donald – 1m18s
Samis da Silva – 1m13s
Zé Elias – 1m12s
Latinha – 24s
Sérgio Caimi – 0
- Da Redação