As obras da Perimetral Leste devem ser concluídas em novembro de 2025

As obras da Perimetral Leste, nova via que está sendo construída em Foz do Iguaçu, devem ser concluídas em novembro de 2025. O custo total da execução aumentou aproximadamente R$ 31 milhões, com a inclusão de um termo aditivo para a construção de dois viadutos e acessos que não estavam previstos no projeto original. As informações constam do boletim de atividades referente a janeiro de 2024, divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PR), que é responsável pela licitação e a fiscalização dos trabalhos.

A Perimetral Leste terá aproximadamente 15 quilômetros e vai ligar a nova aduana com o Paraguai, na cabeceira da Ponte da Integração que está praticamente concluída, passando pela aduana da Ponte Tancredo Neves (Argentina) até a BR-277, próximo a saída de Foz do Iguaçu. A rodovia, que está sendo construída com recursos da Itaipu Binacional, foi projetada para evitar que caminhões com cargas destinadas ao comércio internacional cruzem pela região central, dificultando o tráfego pela região central de Foz do Iguaçu.

De acordo com o boletim do DER, após fechamento do acordo tramitado e homologado na Justiça Federal do Paraná entre a Administração Pública e o Consórcio JL-PLANATERRA-IGUATEMI, onde houve a distribuição dos procedimentos da Reclamação Pré-Processual nº 5021464-89.2023.4.04.7000 ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSCON. O entendimento oficializou a inclusão de termos aditivos, abrangendo diversos tópicos, incluindo a construção de dois viadutos nas interseções das avenidas República Argentina e Felipe Wandscheer, além das novas estruturas das Aduanas.

Em conformidade com as necessidades contratuais, o prazo para a conclusão das obras foi prorrogado em 23 meses, com previsão de encerramento em novembro de 2025. Com os novos termos aditivos, houveram acréscimos de valores ao contrato, passando de R$104.060.724,38 para R$136.888.150,32. Como resultado, a quantia já executada representa agora uma porcentagem menor do investimento total previsto. Isso se reflete em percentual de avanço inferior ao apresentado anteriormente, devido ao aumento do valor contratual.

 

Programação

Diante deste novo cenário, segundo o DER-PR, se destacou a retomada das atividades, com a realização de novas contratações e a incorporação de novos equipamentos para ampliar a capacidade produtiva das equipes. As atividades de terraplenagem estão concentradas em cerca de 2 quilômetros compreendidos entre as ruas Carlos Urnau e Francisco Fogaça, na área rural de Foz do Iguaçu. Com a atividade, foi necessária a interrupção do trânsito na Rua Mata Verde.

Com a terraplenagem da pista finalizada no segmento compreendido entre a Avenida República Argentina e a Rua Mercúrio, foram iniciadas as estruturas que compõe o pavimento flexível previsto no local. No período foram finalizadas cerca de 3,3 quilômetros de camada de sub-base em macadame seco. A etapa seguinte será a construção da camada de base em brita graduada simples para posteriormente ser realizada a aplicação de massa asfáltica.

Os serviços de execução da camada de sub-base seguem em andamento nas áreas próximas aos presídios, onde está prevista a execução de uma rótula alongada a fim de possibilitar o acesso à rodovia de maneira segura. Na aduana Brasil-Paraguai foram executados 23 blocos dos 100 que compõe a fundação da cobertura geral. Além de 220 estacas-raiz, faltando 80 unidades para finalizar esta etapa. Com as fundações finalizadas é possível dar início às obras civis.

 

Águas pluviais

Quanto aos serviços de drenagem, essenciais para o funcionamento adequado das estruturas da rodovia, as equipes estão concentradas nos segmentos de terraplenagem e na intersecção com a BR-469, onde é necessária a execução da galeria dupla no cruzamento com a Avenida das Cataratas. Após a galeria estar finalizada e em funcionamento, serão executadas as alças da intersecção.

  • Da Redação / Foto: DER-PR

 

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