Apostolado do Sagrado Coração de Jesus celebra 101 anos na São João Batista

A matriz São João Batista, a igreja católica mais antiga de Foz do Iguaçu, recebeu nesta terça-feira (3) a celebração dos 101 anos do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus. Fiéis de diversas paróquias da cidade participaram da missa especial, que marcou mais de um século de história desse movimento, iniciado pela comunidade local antes mesmo da fundação oficial da igreja.

A celebração destacou o papel pioneiro das mulheres da comunidade na formação do Apostolado, que teve origem na matriz como semente de evangelização. Durante a homilia, o pároco Wilian Paiva ressaltou a importância do movimento como uma rede mundial de oração e missão, enfatizando sua essência de levar a palavra de Jesus ao cotidiano das pessoas.

O Apostolado do Sagrado Coração de Jesus, também conhecido como Apostolado da Oração (AO), é um caminho espiritual que convida os fiéis a se unirem a Cristo, simbolizado em seu coração. Com uma prática voltada ao oferecimento diário, o movimento propõe orações pelas intenções do Papa e pela missão universal da Igreja. Atualmente, o Apostolado da Oração conta com cerca de 50 milhões de integrantes em 70 países, incluindo de 6 a 7 milhões de associados no Brasil.

A coordenadora do movimento em Foz Benny Lemes, destacou que o Apostolado cumpre um papel fundamental ao interceder mensalmente pelo Santo Padre, pelo clero e por causas específicas, como famílias, jovens e doentes.

Tradição e missão
O Apostolado tem dimensões fundamentais, como o desenvolvimento da intimidade com Deus por meio da oração, a formação da fé e a celebração da Eucaristia. Os membros também se dedicam a um compromisso com os desafios da humanidade, unindo-se à missão global da Igreja.

Um dos símbolos do Apostolado é a fita vermelha usada pelos integrantes, representando a entrega ao Sagrado Coração de Jesus. A medalha com o Coração e o bentinho, onde está gravado “Venha a nós o Vosso Reino”, reforçam a devoção ao movimento.

Coincidência histórica
A data da celebração coincidiu com o dia de São Francisco Xavier, conhecido como um dos grandes evangelizadores da Igreja Católica. O santo levou a mensagem de Cristo ao Extremo Oriente, adaptando-a a diferentes culturas e idiomas.

A comemoração reforçou a relevância histórica e espiritual do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus, que segue marcando gerações em Foz do Iguaçu e ao redor do mundo.

  • Da redação com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *