Ampliação tecnológica e inclusão são foco da educação municipal em Foz do Iguaçu

 

A Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu apresentou, nesta quarta-feira (08), ao Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal (Sinprefi) as diretrizes para a reestruturação da pasta. A reunião, conduzida pela nova secretária, Silvana Garcia, detalhou a organização em novas diretorias, além das prioridades da gestão, como inclusão, tecnologia e formação continuada.
A secretária Silvana Garcia explicou que um diagnóstico inicial da rede municipal está em andamento para compreender as principais demandas e desafios. Apesar disso, já foram planejadas alterações estruturais para atender às necessidades mais urgentes. A secretaria será reorganizada em três diretorias:

• Diretoria Geral: responsável por recursos humanos, financeiro, jurídico e obras.
• Diretoria Pedagógica: englobará ensino infantil e fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, formação continuada, projetos de combate à evasão escolar, avaliações pedagógicas e suporte às equipes gestoras.
• Diretoria de Gestão Escolar: abrigará coordenações de governança de dados, estrutura, funcionamento, alimentação e transporte escolar.

Inclusão e atendimento a alunos com TEA

Entre as prioridades, está a melhoria no atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo Silvana, será criado um núcleo especializado para integrar esforços entre as secretarias de Educação e de Saúde e Bem-Estar. “Nossa intenção é implantar centros de atendimento especializado em grandes regiões da cidade”, explicou.

Fortalecimento da rede de proteção e combate à evasão

Outra ação destacada pela secretária é o fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes, em parceria com o Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Vara da Infância e da Juventude. O objetivo é reduzir a evasão escolar e garantir os direitos dos estudantes. “Queremos garantir a real proteção que as crianças precisam”, afirmou Silvana.

Tecnologia e formação continuada

A ampliação do uso de tecnologia também está entre as prioridades da gestão, tanto para modernizar processos administrativos quanto para enriquecer o aprendizado dos alunos. Além disso, a formação continuada dos profissionais da rede municipal será fortalecida para melhorar a qualidade do ensino.

Gestão humanizada

Por fim, Silvana destacou a importância de um acompanhamento mais próximo dos diretores e coordenadores das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Uma equipe específica será designada para oferecer suporte direto. “Tanto para os profissionais da rede municipal como para os pais e alunos, queremos garantir um atendimento mais humanizado, acolhedor e com eficiência”, completou.

GDia com ACS/PMFI- Foto: ACS/PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *