9° Grupamento de Bombeiros recebe sete caminhões especiais de combate a incêndios

O 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu recebeu sete novos caminhões especiais para combate a incêndios florestais. Os veículos foram entregues na terça-feira (20) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em ato solene durante visita à Ponte da Integração.

Participaram do repasse o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida; o diretor-geral brasileiro Itaipu Binacional, Anatalício Risden; o secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiati; e o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slavieiro.

“Esses equipamentos serão importantes para o atendimento aos municípios da região Oeste, já que muitos deles ficam próximos a áreas de conservação que podem ser atingidas por queimadas”, disse Ratinho Junior.

Os caminhões são modelos ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal) e ATF (Auto Tanque Florestal),  adquiridos por meio de parceria entre Itaipu e Governo do Paraná, em um investimento de R$ 5,6 milhões.

O primeiro é uma viatura 4×4, com reservatório de água com capacidade de 2 mil litros, mais 500 litros de reserva, utilizada para potencializar a atuação na preservação e no combate a incêndios florestais. O veículo é equipado com dispersores de calor que oferecem segurança na atuação em trabalhos florestais. A tração 4×4, facilita o deslocamento em terrenos com acesso mais restrito e hostil.

Já o modelo ATF tem tração 6×2, cabine simples, tanque de água com capacidade de 10 mil litros e bomba de incêndio tipo centrífuga, com vazão nominal mínima de 750 gpm (galões por minuto) a 10,5 kg/cm2, com acionamento por tomada de força, operado também em movimento. Esse tipo de viatura possibilita ações concernentes à proteção e segurança de biomas no território paranaense, superando terrenos de difícil acesso para VTRs comuns.

As viaturas foram projetadas pelo setor de logística do Corpo de Bombeiros do Paraná, baseado nas mais modernas tecnologias do mundo. O comandante do 9° GB, tenente-coronel Amarildo Ribeiro, destacou que os veículos também poderão ser usados eventualmente no combate a incêndios urbanos.

“Eles vão reforçar bastante nossa atuação de combate a incêndios nas florestas e matas da região. São caminhões diferentes do que usamos no dia a dia, adaptados para atender ocorrências de incêndios florestais, mas que também atendem os incêndios urbanos”, disse.

Além de Foz, os caminhões entregues atenderão as necessidades das unidades do Corpo de Bombeiros em outros seis municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, sendo eles: Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena e Guaíra.

 

Veículos novos e estrutura moderna

Os novos caminhões se somam agora aos demais veículos e equipamentos modernos que o 9° GB já possui e a estrutura da nova sede do grupamento, que já está com as obras em finalização. A construção, na Avenida Paraná, tem área total de 5.849,51 m² e abrigará toda a logística e coordenação do atendimento de emergências do Corpo de Bombeiros. A inauguração oficial deve ocorrer em breve.

Concentrando os serviços de manutenção e reposição do SIATE, almoxarifados, Central de atendimento às emergências (COBOM), rampas de lavagem, desinfecção e mecânica para o reparo de viaturas, serviço administrativo e operacional, a nova estrutura representará melhoria nas condições de atendimento ao público e do trabalho dos homens e mulheres que compõe a Corporação.

 

Capitania Fluvial do Rio Paraná forma nova turma de cabos temporários

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) formou, nessa quarta-feira (21), uma nova turma de cabos temporários. Durante a solenidade, cinco cabos, oriundas de diversas regiões do 8° Distrito Naval, juraram solenemente à Bandeira Nacional.

Durante o curso, as aprendizes, que já possuem formação técnica nas áreas de enfermagem e administração, aprenderam sobre os preceitos militares como hierarquia e disciplina, civismo e as tradições navais, que integrarão seus conhecimentos. Agora cada uma das cabos seguirá para organizações militares da região, onde servirão.

Da redação / Foto: Gilson Abreu/AEN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *