Marinha emitiu mais de 200 notificações e apreendeu 14 embarcações na Operação Verão

Mais de 3,3 mil abordagens, 220 notificações emitidas e 14 embarcações apreendidas por irregularidades. Este foi o resultado da Operação Verão realizada na região Oeste pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) e Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra).

“Foram aplicadas nos termos da lei n° 9.537, de 11 de dezembro de 1997 (Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário – Lesta), e das normas da autoridade marítima, as Inspeções Navais, com cunho de restringir a navegação de embarcações e condutores que não estavam cumprindo as normas vigentes”, explicou a CFRP por meio de nota.

O trabalho teve início no dia 15 de dezembro de 2022 e foi concluído nessa quarta-feira (15 de março). A ação reforçou a fiscalização durante a alta temporada de verão nos rios Paraná e Iguaçu e no Lago de Itaipu com o objetivo de garantir segurança aos turistas e moradores, evitando acidentes, afogamentos e mortes.

Nas abordagens foi verificada a documentação das embarcações e dos condutores, além das condições físicas dos barcos e da presença do material correto de salvatagem, como coletes, boias, luzes de navegação e extintores de incêndio.

Dentre as infrações mais comuns identificadas pela Marinha destaca-se o excesso de lotação das embarcações, consumo de bebidas alcoólicas durante a condução em rios e lagos e más condições de navegabilidade.

Durante todo o período de operação participaram das fiscalizações 161 militares da CFRP e DelGuaíra, com 31 embarcações e viaturas. Além dos patrulhamentos aquáticos e orientações, as equipes estiveram presentes também em eventos náuticos, característicos da época de férias da comunidade de Foz do Iguaçu e região, e durante os feriados prolongados, como o Carnaval.

“Durante as ações, no intuito de prezar pela segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nas águas e prevenção da poluição hídrica, militares nas rampas de acesso ou a bordo de lanchas, além de fiscalizar estado das embarcações inspecionadas e documentos, realizaram também ações de orientação e conscientização para condutores e passageiros acerca de segurança da navegação e obrigatoriedade do uso de colete salva-vidas”, ressaltou a Marinha.

De acordo com a Marinha, com o encerramento da Operação Verão continuarão a serem realizadas inspeções navais regulares na área de jurisdição da CFRP e DelGuaíra ao longo do ano, verificando sempre as condições de navegação e segurança dos barcos, lanchas e outros.

“A Marinha incentiva a participação da população, mesmo que não tenha embarcação, mas que testemunhar alguma irregularidade: disque 185 e fale com o serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR), que tem a missão de prestar auxílio à vida humana em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores”, destacou a Capitania Fluvial do Rio Paraná.

Marinha na fronteira

Fundada há 82 anos, a Capitania Fluvial do Rio Paraná é responsável pela segurança marítima de 144 municípios. A CFRP possui ainda sob sua subordinação, a Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra).

A principal função da Capitania é garantir a tranquilidade da navegação nos rios Paraná e Iguaçu e Lago de Itaipu. Ao todo, são cerca de cem militares atuando diariamente no cumprimento das normas de navegação.

Para efetiva segurança os militares passam por treinamentos constantes a fim de estarem preparados para as mais diversas ações, inclusive confrontos. Na última terça-feira (14) as equipes foram submetidas a uma instrução de tiro no Lago de Itaipu com o apoio da Lancha de Operações Ribeirinhas São Félix do Araguaia. Um trecho do Lago foi interditado para a ação, que já ocorreu em ocasiões posteriores com sucesso.

 

  • Da redação / Foto: CFRP

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *