Nelton Friedrich defende aumento dos repasses dos royalties da Itaipu

Nelton Friedrich (PDT) candidato a deputado federal registrou em cartório o “Movimento Royalties e o Nosso Futuro”, tema extremamente importante para a região oeste que versa sobre o orçamento que estará disponível no próximo ano através dos royalties da Itaipu.

Em 2023 a dívida da Itaipu estará quitada sobrando entorno de um bilhão de dólares para cada país sócio (Brasil e Paraguai). Portanto, é necessário refletirmos enquanto população atingida pelo tema.

“Apresentamos nossa proposta de ampliação e melhor uso dos royalties. Nossa proposição convoca toda a sociedade para unirmos forças e nos mobilizarmos entorno deste tema. O “Movimento Royalties e o Nosso Futuro” se estende para além da campanha eleitoral. Meu compromisso é com a minha região. E esta questão tem urgência. Por isso, proponho uma mobilização suprapartidária – com forte participação da sociedade civil – para que haja maior reflexão nas decisões sobre os royalties. A fim de que sejam aplicados em projetos e objetivos estratégicos”, destacou.

Nelton Friedrich – idealizador do Programa “Cultivando Água Boa” – explica sua preocupação na articulação do “Movimento Royalties e o Nosso Futuro” –

“Quando cheguei à Itaipu, 80% do orçamento era para pagar dívidas e outros 14% de royalties. A dívida estará quitada em 2023. E, enquanto houver produção de energia os royalties deverão existir. O que temos que discutir, inclusive, está na minha proposta, é o uso estratégico e ampliação deste royalties em benefício das cidades do oeste do Paraná. Para tanto, inicio este movimento ‘ROYALTIES E O NOSSO FUTURO.’ Propósito que tem capacidade de mudar o perfil econômico e as dinâmicas social, ambiental e política da região.”

Em Carta aberta à População de Foz do Iguaçu e Oeste do Paraná, Nelton fala sobre os detalhes do Movimento “Royalties e o Nosso Futuro” e registra a intenção de expandir este debate para além dos acordos entre governos (Br e Py), incluindo a sociedade civil atingida. “É o nosso futuro. Todos devemos participar destas definições”, completa.

Procurado para detalhar um pouco mais o que tem se pensado acerca das ações do “Movimento Royalties e o Nosso Futuro”, Nelton resumiu: Estes investimentos estratégicos – em projetos que geram riquezas e renda – têm um impacto que produz um desenvolvimento transversal em todos os setores. Ou seja, investimentos em: Infraestrutura digital com centros de pesquisa, produção e inovação tecnológica; Infraestrutura relevante (saneamento básico, mobilidade e infraestrutura urbana); Energias renováveis (biogás – lixo zero; e solar); Cidades sustentáveis, cidade saudáveis e Educação transformadora, inclusive, com creches e escolas em tempo integral. Trata-se de uma visão de futuro para a utilização destes recursos. A articulação das forças é o primeiro passo, junto a isto é necessário termos estudos e a criação de bancos de dados para embasamento teórico/técnico sobre o tema. Para tanto, será criado o observatório “Royalties e o Nosso Futuro” com ampla participação da sociedade civil organizada. As forças vivas da sociedade.

Uma cidade como Foz do Iguaçu, por exemplo, deve priorizar o investimento em alta tecnologia para que possa chegar à indústria 4.0 e 5.0.

Tal Movimento lançado pelo candidato a deputado federal no evento realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (CODEFOZ) no dia 16/09 , tem ganhado forca entre a população de Foz do Iguaçu e região oeste.

Da assessoria / Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *