Foz do Iguaçu abre nesta terça-feira o diálogo com a comunidade sobre o futuro Museu Internacional de Arte
Antes mesmo de erguer suas paredes, o Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu já começa a ser desenhado com a participação da comunidade. Nesta terça-feira (29), a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) inicia uma série de encontros públicos que pretendem ouvir moradores e profissionais da cultura sobre o papel que o novo equipamento deve desempenhar no território.
O museu será construído a partir de uma parceria com o Centre Pompidou, de Paris, uma das mais prestigiadas instituições de arte contemporânea do mundo. Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o diálogo com a população é essencial para o sucesso do projeto. “Ações de escuta são fundamentais para que o museu internacional de arte nasça enraizado na realidade de Foz do Iguaçu e conectado com as pessoas que vivem e constroem a cultura local”, afirma. “Queremos um museu vivo, que dialogue com a comunidade, com o turismo e com a educação. É a partir da escuta qualificada e da participação coletiva que conseguimos pensar políticas públicas mais sensíveis, inclusivas e duradouras.”
A primeira atividade acontece às 19h na Estação Cultural Haroldo Alvarenga, no centro de Foz do Iguaçu. Com o tema “Arte e cotidiano — Da memória ao lazer: funções de um museu”, o encontro propõe refletir como a instituição pode integrar-se ao dia a dia da população. A participação é gratuita e aberta mediante inscrição prévia.
Na quarta-feira (30), o debate continua com a apresentação do Programa Científico Cultural do futuro museu, no Auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A proposta é discutir o turismo cultural como um eixo estratégico para conectar o museu aos roteiros da região, consolidando-o como um equipamento que dialoga com seu território e seus visitantes.
Segundo Carolina Loch, diretora de implantação do Museu Internacional de Arte, a aproximação da população desde já é estratégica. “Esse programa tem como um dos objetivos estabelecer diálogos com a sociedade de Foz do Iguaçu e região para construir um museu que pertence às pessoas, que reflete suas histórias e atende suas necessidades. Estar próximo à população antes ainda do museu existir fisicamente é fundamental e pode garantir que esse espaço seja vivo, plural e conectado com a realidade local”, explica.
As escutas integram o Programa de Ativação da Sociedade do Museu Internacional de Arte, iniciativa que prevê, além das conversas em Foz, atividades formativas também em Cascavel, no oeste paranaense.
No dia 20 de maio, o Auditório da Secretaria da Cultura do Paraná, em Cascavel, recebe o Seminário de Práticas Contemporâneas. Das 19h às 22h, Carolina Loch, Priscila de Morais e Cauê Donato participam de uma mesa-redonda sobre práticas museológicas e projetos educativos.
Em Foz do Iguaçu, o seminário se desdobra em dois momentos: no dia 21 de maio, Carolina Loch e Cauê Donato ministram workshops sobre práticas contemporâneas em museologia com ênfase em processos educativos. No dia seguinte, Priscila de Morais orienta uma oficina sobre elaboração de projetos culturais. Ambas as atividades acontecem na Estação Cultural Haroldo Alvarenga, sempre à noite, com inscrições gratuitas.
Quem são os palestrantes
Carolina Loch é mestre em Linguagem e Tecnologia, com foco em Inteligência Artificial e Arte, e tem ampla experiência na gestão de instituições culturais, como o Museu de Arte Contemporânea do Paraná e a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba.
Priscila de Morais atua na produção cultural e desenvolvimento de públicos, com passagem de destaque pelo Festival de Curitiba e na liderança da Diversa, espaço voltado à gestão de projetos artísticos.
Cauê Donato é museólogo com trajetória voltada à museologia social e processos educativos. Atuou no Programa CCBB Educativo e foi coordenador de museologia do Museu Catavento, em São Paulo. Atualmente, é chefe da Coordenação do Sistema Estadual de Museus do Paraná.
Todas as atividades são abertas ao público e os formulários de inscrição estão disponíveis online.
SERVIÇO
1.º Museu Escuta | Tema: Arte e cotidiano — Da memória ao lazer: funções de um museu
Conversa sobre como os museus podem fazer parte do nosso dia a dia e das vivências comunitárias.
29/04 (terça-feira), das 19h às 21h
Estação Cultural Haroldo Alvarenga (Av. Jorge Schimmelpfeng, 69 – Centro – Foz do Iguaçu)
Entrada gratuita | Aberto ao público.
Inscrições: https://bit.ly/3EOVcuG
Museu Internacional de Arte: turismo cultural em foco
Apresentação do Programa Científico Cultural do futuro Museu Internacional de Arte e venha dialogar sobre experiências turísticas e culturais em Foz do Iguaçu. A proposta é integrar o museu aos roteiros da região e pensar juntos um espaço conectado com seu território e com o público.
30/04 (quarta-feira), das 9h às 11h30
Auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu (Rua Benjamin Constant, 62 – Centro – Foz do Iguaçu)
Entrada gratuita | Aberto ao público.
Inscrições: https://bit.ly/4cKozuG
Seminário de Práticas Contemporâneas em Cascavel
Mesa-redonda com a presença de Carolina Loch, Priscila de Morais e Cauê Donato discutindo a relação dos temas de práticas contemporâneas e museologia na aplicação de projetos educativos e mediação artística.
20/05 (terça-feira), das 19h às 22h
Auditório da SECULT (Rua Rio de Janeiro, 905 – Centro, Cascavel)
Inscrições: https://bit.ly/3YiQ0WJ
Seminário de Práticas Contemporâneas em Foz do Iguaçu
Práticas Contemporâneas e Museologia com ênfase em Processos Educativos com Carolina Loch e Cauê Donato
Dia 21/05, das 19h às 22h
Elaboração de Projetos Culturais com Priscila de Morais
Dia 22/05, das 19h às 21h
Estação Cultural Haroldo Alvarenga (Av. Jorge Schimmelpfeng, 69 – Centro – Foz do Iguaçu)
Inscrições: https://bit.ly/3EOYrlQ
- Da redação com AEN