Palavra Livre

Líder do prefeito

A vereadora Anice Gazzaoui (PP) será a líder do prefeito Silva e Luna (PL) na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu. Anice não apoiou a eleição do prefeito, estava na chapa de Paulo Mac Donald Ghisi (PP), está no seu terceiro mandato e tem boa circulação nas bancadas do legislativo iguaçuense. Nota-se que os partidos que apoiaram o prefeito (PL e PSD) elegeram oito vereadores, mas o prefeito escolheu a experiência de Anice.

 

Prefeitos em Foz

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e deputados são esperados em Foz do Iguaçu de 12 a 14 de fevereiro no evento Paraná Mais Cidades. O encontro, no Rafain Palace, é organizado pela AMP, Sebrae, Assembleia Legislativa e Governo do Estado e deve reunir mais de duas mil pessoas. No Paraná Mais Cidades, o Estado leva toda a estrutura para conversar com os prefeitos e a Assembleia Legislativa deve fazer mais uma sessão itinerante. O evento tem apoio do BRDE, Celepar, Copel, Sanepar, Detran-PR, Fomento Paraná, Paraná Projetos e Portos do Paraná.

 

Postagem inadequada

O jornalista Nelio Sander, com bom trânsito no governo Silva e Luna (PL), aponta o principal motivo para a exoneração de Tamam Rahal da Diretoria de Assuntos Internacionais. Ela teria feito “duríssimas acusações durante a campanha ao agora prefeito General Silva e Luna”. “Depois de uma saraivada de críticas em redes sociais, a exoneração anunciada”, disse Sander no seu perfil nas redes sociais.

 

Giacobo voa alto

No quinto mandato consecutivo, o deputado Fernando Giacobo, presidente do PL do Paraná, está sendo instigado a disputar o Senado ou compor como vice-governador na chapa ao Governo do Estado em 2026. Giacobo está fortalecido com as eleições dos prefeitos Silva e Luna (Foz do Iguaçu), Renato Silva (Cascavel), Tiago Amaral (Londrina), Baitala (Guarapuava), Dr. Gustavo (Araucária) e Geri Dutra (Pato Branco) e do vice-prefeito Paulo Martins em Curitiba. Além disso, Giacobo é do círculo mais próximo do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto; e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

Enio e Zeca

Neste sábado, 17, em Paranaguá, os nomes de Enio Verri (presidente da Itaipu Binacional) e do deputado Zeca Dirceu foram mais lembrados na plenária da CNB (Construindo um Novo Brasil) – corrente majoritária do PT – para a disputa ao Governo do Estado e ao Senado Federal em 2026. Os nomes de Enio Verri e Zeca Dirceu foram defendidos pela deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e pelo deputado Arilson Chiorato, presidente estadual da sigla.

 

Não é por aí

Até entre os bolsonaristas, a participação do vereador Soldado Fruet (PL) na Operação Bairro Seguro, não caiu bem. Ao ser criticado no Contraponto da Rádio Cultura, os secretários Paulo Tinoco (Segurança) e Alex Thomazi (Assistência Social) – entrevistados no programa, aquiesceram e não disseram qualquer palavra em defesa do vereador.

 

Novo Pé-de-Meia

Nas contas do Ministério da Educação, o Paraná tem 16,5 mil estudantes aptos ao Pé-de-Meia Licenciaturas. Os estudantes com 650 pontos no Enem já podem se inscrever para uma das 12 mil bolsas ofertadas. O estado conta com 7.420 vagas para o Sisu, 1.999 delas para licenciaturas. O Pé-de-Meia terá um apoio financeiro para fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão das licenciaturas.

 

Nomeações

O Diário Oficial de sexta-feira, 17, traz a nomeação de oito assessores na Secretaria de Esporte, Lazer, Juventude e Melhor: Alisson de Lima Bursuka, Cassio Henrique Ferreira da Silva, Edimara Alves de Oliveira, José Valdemir Rech, Marcio Diniz da Rosa, Marly de Fátima de Souza, Marlon Gabriel dos Santos Serafim e Wilson Veiga Júnior.

 

Segurança

Na Secretaria de Segurança Pública foram nomeados Ubirajara Pigatto Ribeiro (Diretoria da Guarda Municipal), Fernando Vico (Pessoal e Logística) e Nelson Carlos Meza Barrios (Tecnologia e Monitoramento). Na Secretaria de Tecnologia da Informação, Fábio dos Reis Ferreira vai responder pela Diretoria Especializada de Projetos. Na Secretaria de Assistência Social, André dos Santos foi nomeado como diretor de Vigilância Socioassistencial e Raphael Buiar Pereira de Camargo na Diretoria de Projetos e Parcerias. Os seis são servidores municipais.

 

Assessores

A presidente do Foztrans, Aline Maicrovicz, nomeou Marlei Felippe Antonio, como assessora. O presidente do FozHabita, Ivatan Batista dos Reis, nomeou Vanessa Bernandes para ocupar a função de assessora.

 

Na Palma da Mão

Neste sábado (18), em reunião do prefeito e secretariado, Luiz Teixeira (secretário da Tecnologia, Inovação e Modernização Digital), apresentou o projeto “Cidade na Palma da Mão” que pretende transformar Foz do Iguaçu na cidade digital inteligente mais avançada do país. A proposta integra inteligência artificial, processos tecnológicos e governança pública. O projeto fará diagnósticos e implantará o “cérebro artificial da prefeitura”. O sistema conecta informações e processos entre as secretarias – “inteligência aumentada” – integração entre inteligência humana e artificial.

 

Agenda

O deputado Matheus Vermelho (PP) continua próximo do governador Ratinho Júnior (PSD) e esse alinhamento pode resultar numa agenda entre o deputado e o prefeito Silva e Luna (PL). Matheus Vermelho tem interesse em manter uma relação mais do que republicana com o prefeito de Foz do Iguaçu. A cidade é estratégica para o deputado nas eleições de 2026.O deputado apoiou Paulo Mac Donald (PP) na eleição para prefeito. Mac Donald fez 47.775 votos no segundo lugar e ficou 0,15% do segundo turno.

 

Time forte

Para conquistar ampliar a votação em Foz do Iguaçu (10.884 votos em 2024), o deputado do PP indicou alguns aliados para o Governo do Estado. Depois de Nilton Rocha, (PP) suplente de vereador com 1.696 votos, para a chefia do Turismo, agora a Diretora Salete Abreu (PP), candidata a vereadora com 549 votos, será indicada para a Casa Civil. O próximo que deve fazer parte do quadro estadual é o suplente Robertinho (Mobiliza) que recebeu 1.155 votos.

 

Frigideira

Diretor da prefeitura que assumiu o cargo há poucos dias e já entrou no processo de fritura. O primo de um político deve entrar para o grupo de demissionários da política até março.

 

Cadê os cargos?

Quem ainda espera um espaço no governo Silva e Luna é o Republicanos. O partido ainda não teve as indicações atendidas. A legenda tem uma cadeira na Câmara Municipal com Dr Ranieri, bolsonarista de quatro costados. O partido só foi atendido pelo próprio vereador no legislativo municipal. Ranieri nomeou no seu gabinete a filha da presidente do Republicanos, Dila Kunzler, Greicielly Sybila Kunzler, e o segundo suplente Ney Morales (867 votos) para a diretoria de Comunicação da Câmara Municipal.

 

Voltei

Os ex-vereadores Hermógenes de Oliveira e Fernando Duso (PT). Os dois foram nomeados assessores parlamentares pelos vereadores Balbinot (PSDB) e Beni Rodrigues (PP).

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *