Avançam obras rodoviárias do acesso paraguaio para a Ponte da Integração

O a construção do primeiro trevo rodoviário do Paraguai, que integra o Corredor Metropolitano del Este (CMDE), chegou a 50% das obras concluídas. A informação foi confirmada pelo Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC), após uma visita de vistoria da infraestrutura que vai permitir a ligação da cabeceira da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, com a PY02, que liga a Ponte da Amizade com Assunção capital do país vizinho.

 

Os trabalhos deste primeiro lote das obras do CMDE apresentaram um progresso global de 51%, segundo o ministério paraguaio. “Este é um projeto que servirá para agilizar o trânsito quando a Ponte de Integração for habilitada”, afirma o jornal La Clave.

 

O corredor paraguaio equivale à Perimetral Leste de Foz do Iguaçu e compreende um conjunto de obras civis e rodoviárias que estão sendo promovidas no departamento do Alto Paraná, no entorno da Ponte da Integração, já concluída. As obras de acesso à ponte estão sendo executadas pelo MOPC e são financiadas por um empréstimo de US$ 212 milhões do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

 

No que diz respeito ao trevo, as tarefas mais visíveis incluem a preparação do terreno (corte) e escavações estruturais para encontros e blocos de estacas. Além disso, foram concluídos os desvios necessários ao trânsito, garantindo a circulação segura durante o desenvolvimento das obras principais. A execução de 15 estacas está prevista para começar em 9 de dezembro de 2024, etapa fundamental para cimentar as estruturas que facilitarão o fluxo eficiente do tráfego na infraestrutura rodoviária.

 

O Consórcio CT Vial, responsável pelas obras deste setor, também é responsável pela construção do cruzamento e outras obras relacionadas. Este primeiro trevo rodoviário, com o seu design inovador, procura garantir um trânsito mais eficiente e seguro, destacou o Ministério das Obras.

 

Contexto

Além das obras do acesso rodoviário, o CMDE abrange outros cinco contratos vigentes. A iniciativa inclui uma série de obras rodoviárias e civis que buscam dar funcionalidade à Ponte da Integração, que liga Presidente Franco a Foz do Iguaçu, no Brasil. A área rural do corredor inclui quase 31 quilômetros de rodovia nova, divididos em dois lotes. Também está acrescida a ligação à rede interurbana existente que totaliza cerca de 6 quilômetros e a construção de um passadiço (ponte) sobre o rio Monday.

 

No que diz respeito às obras civis, está prevista a construção de uma Zona Primária e de um Novo Terminal de Cargas para Portos. Todas estas componentes são cruciais para otimizar o sistema logístico do país, reduzir os tempos de espera na travessia da Ponte da Amizade e aumentar o fluxo comercial tanto local como internacionalmente.

 

  • Da Redação / Foto: Gentileza/MOPC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *