Foz do Iguaçu recebe ações do programa Mulher Segura
Foz do Iguaçu, uma das 20 cidades do Paraná atendidas pelo programa Mulher Segura, tem se destacado na redução de feminicídios e no fortalecimento da proteção às mulheres. Entre abril e novembro de 2024, o número de feminicídios nas cidades atendidas pelo programa caiu 37,93%, passando de 29 para 18 casos em comparação ao mesmo período de 2023. O programa, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), salvou 11 vidas em todo o estado.
O programa atua de forma integrada, promovendo palestras educativas, oficinas e reforço policial. Em Foz do Iguaçu, ações como visitas a vítimas e agressores, e investigações mais precisas, têm contribuído para o enfrentamento à violência de gênero.
Expansão
Além de Foz, o Mulher Segura abrange cidades como Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, selecionadas com base na alta incidência de crimes de gênero nos últimos anos. Desde abril, mais de 420 palestras foram realizadas no estado, impactando mais de 51 mil pessoas, com temas como empoderamento feminino, direitos das mulheres e prevenção da violência.
Um diferencial do programa é o projeto “De Homem para Homem”, que promove a conscientização masculina sobre o impacto da violência de gênero. Desde agosto, 144 palestras já foram realizadas, incentivando reflexões sobre comportamentos e fomentando mudanças culturais.
Resultados
Entre abril e novembro, as forças de segurança do estado efetuaram 10.927 prisões relacionadas a feminicídios, violência doméstica, estupros e descumprimento de medidas protetivas. Segundo o delegado Leonardo Carneiro, coordenador do programa, esses números refletem a crescente confiança das mulheres na rede de proteção.
“As mulheres estão denunciando mais, o que nos permite agir com rapidez e evitar crimes mais graves, como feminicídio”, afirmou Carneiro.
- Foto: SESP-PR