Jovens do Projeto Velejar é Preciso mergulham no Lago de Itaipu

Cerca de 15 jovens do projeto social Velejar é Preciso, do Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), participaram de uma experiência de mergulho com equipamentos profissionais no Lago de Itaipu. A atividade foi promovida pela Pro Diver Centro de Mergulho, de Porto Rico (PR), como parte da programação do Foz Internacional Boat Show, que ocorreu no ICLI e terminou no último domingo (1º).

Os alunos, com idades entre 12 e 17 anos, exploraram o fundo do lago e tiveram contato com o ecossistema subaquático local. Mário Júnior, de 12 anos, aluno do projeto há um ano e meio, descreveu a atividade como inesquecível. “Foi incrível! Minha primeira vez mergulhando com equipamentos. Já entrei no lago outras vezes por causa das aulas de vela, mas mergulhar foi uma experiência completamente diferente. Vi algas e até alguns peixes.”

 

Integração com o meio ambiente

 A coordenadora do projeto, Edilma Patriota, destacou os benefícios da experiência para os jovens. “O mergulho complementa o aprendizado das aulas de vela. Além de estimular a curiosidade, reforça a importância da respiração, algo essencial para velejadores. É transformador ver essas crianças se conectando com o lago e seu ecossistema.”

A ação também teve o propósito de despertar o interesse dos jovens por novas atividades náuticas, como explicou o sócio-diretor da Pro Diver Fábio Sant’Anna. “Queremos apresentar o mergulho como mais uma possibilidade de interação com o Lago de Itaipu. Quem sabe, no futuro, esses jovens se tornem mergulhadores certificados ou guias locais?”

 

Evento

O Foz Internacional Boat Show reuniu diversas atrações, como exposições de embarcações, passeios de vela gratuitos e um campeonato de pesca esportiva. Além disso, o evento reforçou o potencial de Foz do Iguaçu como um polo de esportes e turismo náuticos.

“Momentos como o mergulho com os alunos não são apenas recreativos, mas uma conexão genuína com a natureza. Essa vivência desperta responsabilidade ambiental e consolida o vínculo com o universo náutico”, afirmou Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos.

O evento contou com o apoio de diversas instituições, incluindo o Fundo Iguaçu, Itaipu Binacional e o programa Viaje Paraná, da Secretaria de Turismo do Governo do Estado.

O projeto ‘Velejar é Preciso’, criado pelo ICLI em 2001, é voltado a crianças e jovens da região e utiliza a vela como ferramenta educativa para promover valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito ao meio ambiente.

  • Da redação com assessoria /Foto: divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *