Palavra Livre
Hospital Regional
O governador Ratinho Junior (PSD) inaugura nesta sexta-feira, 8, o Hospital Regional de Cornélio Procópio, estrutura de 7,6 mil metros quadrados,118 leitos, UTI adulto e pediátrica, centro cirúrgico, pronto atendimento e ambulatório. O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD), o prefeito Amin Hannouche (PSD) e o secretário Beto Preto (Saúde) acompanham o governador. O hospital está apto a atender 230 mil moradores de 20 cidades do Norte Pioneiro.
Perdido
“De forma muito sincera: não falei com nenhum dos candidatos sobre política. Não é só de Foz, mas do Paraná inteiro, temos 399 cidades, temos uma base, uma aliança de partidos que é grande. Se começar a definir agora qualquer tipo de posicionamento, começa a ter conflitos, inclusive com aliados. A eleição é no ano que vem e a partir de março, abril, começar a discutir estes assuntos” – do governador Ratinho Junior sobre os prefeituráveis que anunciam até data de filiação ao PSD. Não vai rolar neste ano.
Perdido II
“Agora, claro, é um nome importante, parece que tem conseguido resolver a questão jurídica que impedia a candidatura, e nós temos outros candidatos que estão colocados. É uma opção. Temos outros candidatos, inclusive internamente, que também querem se posicionar como candidatos. Lá na frente vamos avaliar com todos aqueles que querem construir um bom projeto para Foz do Iguaçu”, completou o governador sobre o rumor que o ex-prefeito Paulo Mac Donald (Podemos) estaria com os dois pés dentro do PSD.
Escreva aí
O governador Ratinho Junior (PSD) não é de se meter em conflito entre os prefeituráveis nas cidades com segundo turno, à exceção de Curitiba onde tem preferência por Eduardo Pimentel (PSD) e Ponta Grossa com Elizabeth Schmidt (PSD) . Em Londrina, Maringá, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu, Ratinho deve esperar o resultado do primeiro turno e analisar as pesquisas para depois tomar a decisão.
Mexe a cadeira
O vice-prefeito Francisco Sampaio (União Brasil) discutiu até com o cerimonial do Palácio Iguaçu para compor a mesa de autoridades no ato do governador Ratinho Junior (PSD) que anunciou R$ 1 bilhão para as 399 cidades paranaenses. Sampaio queria uma cadeira para sentar.
Jantar
O general Joaquim Silva e Luna (Republicanos) participou de um jantar reservado com o governador Ratinho Júnior (PSD) em Foz do Iguaçu. Causou ciumeira geral.
Aposentado
O Diário Oficial da União publicou o despacho da aposentadoria do ex-deputado Fernando Francischini (União Brasil) dos quadros de delegado da Polícia Federal. Francischini é pai do deputado Felipe Francischini, presidente estadual do União Brasil no Paraná.
Depoimento
O senador Sérgio Moro (União Brasil) estava com depoimento marcado para esta quinta-feira (7) no TRE-PR em processo que pode levar à perda de mandato. Moro é acusado pelo PL e pelo PT de abuso de poder econômico ao trocar o Podemos pelo União Brasil na campanha presidencial e ao Senado, em 2022.
Na liderança
O deputado Filipe Barros (PL) lidera a disputa para prefeito de Londrina, de acordo com levantamento do Paraná Pesquisas entre os dias 1º a 4 deste mês. Filipe está em primeiro nos dois cenários com 31,2% contra 24,4% do deputado Tiago Amaral (PSD) e 43,1% (sem Amaral na lista), ficando o vice-prefeito João Mendonça (Podemos) em segundo, com 10,8%. No terceiro cenário, sem Filipe, Amaral aparece com 37,5%, seguido de João Mendonça, com 10,6%.
Tâmo fora
O Psol não vai compor a frente ampla de centro-esquerda em Curitiba caso o candidato seja o deputado Luciano Ducci (PSB). Em comunicado, o partido decidiu apresentar pré-candidatura própria à prefeitura “sem fechar portas para o diálogo com outras agremiações partidárias ou para uma possível unidade”.
Dublê
“Tem dublê político em Foz que passou dos três mil votos na eleição de deputado que é um tigrão a vociferar na ausência do interlocutor e se torna um tchutchuca quando está na frente dele” – do apoiador de um vereador nas redes sociais.
Convidado
O ministro Wellington Dias (Assistência Social, Família e Combate à Fome) convidou o secretário Elias Sousa Oliveira (Assistência Social) a compor o ministério do governo Lula (PT). Elias é presidente do Congemas, participou do grupo técnico do governo de transição e está inclinado a aceitar o convite.
Gleisi ministra
Em caso de confirmação da deputada Gleisi Hoffmann (PT) no ministério Lula, sua vaga no legislativo será ocupada pela socióloga Lenir de Assis, vereadora em Londrina, e que fez 17.013 para deputada federal na eleição de 2020. Gleisi pode ocupar a chefia da Casa Civil ou o Ministério da Justiça.
Endividados
Os paranaenses voltaram a ocupar o primeiro lugar no ranking dos mais endividados do país, com 92,4% da população relatando ter algum tipo de dívida a pagar. Os dados são da pesquisa da Fecomércio.
Turismo
O volume de receitas do turismo voltou a bater um novo recorde! Em setembro, o setor movimentou mais de R$ 38 bilhões, uma alta de 6,4% em relação ao mesmo mês de 2022. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio. Segundo a pesquisa, na série histórica do ano, este foi o melhor mês para o setor, até o momento.
Reforma Tributária
O relator da proposta da Reforma Tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou que o plano da Câmara dos Deputados é votar a proposta na semana que vem. Ribeiro também não descartou suprimir exceções ao sistema de tributação, acrescentadas no texto do Senado.
- Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser