Festival da Onça-Pintada celebra a conservação do maior felino das Américas
O Dia Internacional da Onça-Pintada, comemorado em 29 de novembro, está sendo celebrado com um festival que reúne atividades no Brasil e na Argentina. O Festival da Onça-Pintada acontece entre os dias 27 e 29 de novembro, no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e no Parque Nacional Iguazú, na província de Misiones.
O objetivo do festival é divulgar o trabalho de conservação da onça-pintada, o maior felino das Américas, que está ameaçado de extinção em várias regiões. O evento conta com a participação de pesquisadores e projetos de vários países que se dedicam à proteção da espécie, além de organizações não governamentais e representantes dos governos do Brasil e da Argentina.
A programação do festival inclui dois dias de palestras, que abordam temas como a ecologia, o manejo, a educação ambiental e os conflitos entre humanos e onças.
No dia 29 de novembro, será inaugurado o centro educativo Territorio Yaguareté, no Parque Nacional Iguazú, que vai oferecer atividades lúdicas e informativas sobre a onça-pintada para os visitantes. No mesmo dia, também acontecem oficinas no parque brasileiro, voltadas para estudantes e professores.
O ponto alto do festival será na noite do dia 29 de novembro, com a Festa da Onça, um evento comemorativo no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, que vai contar com a presença do Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, João Paulo Capobianco, e do Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires. A festa terá música, dança, exposição de fotos e sorteio de brindes. Esse evento está com a lotação esgotada.