Católicos do Oeste se preparam para peregrinação anual ao monumento de Nossa Sra Aparecida, em Itaipulândia

Católicos de Foz do Iguaçu e outros municípios da região Oeste já estão se preparando para a tradicional peregrinação anual ao monumento de Nossa Senhora Aparecida, localizado em Itaipulândia. A romaria acontece sempre em outubro, na semana em que é comemorado o dia dedicado à santa, consagrada como padroeira do Brasil.

No ano passado o município lindeiro ao Lago de Itaipu recebeu cerca de 50 mil pessoas de diferentes cidades e até dos países vizinhos. A média deste ano ainda está sendo levantada pela Secretaria de Turismo da cidade, mas a expectativa é de que o número alto de romeiros se mantenha.

Já pensando na intensa movimentação, a paróquia onde a grande imagem está localizada elaborou uma grande programação para os fiéis e caprichou na revitalização do paisagismo ao redor da santa. No dia 3 de outubro terá início a novena com a Benção do Sal às 19h30. Nos dias seguintes as celebrações seguem no mesmo horário, sempre com um tema diferente.

Durante a semana que antecede o dia de Nossa Senhora, os sacerdotes farão bênçãos especiais para os agricultores, gestantes, imagens sacras, água, pão, terços, instrumentos de trabalho e objetos de casa. A novena se encerra no dia 11, com a benção das velas.

A primeira missa do dia 12 de outubro será celebrada à meia-noite pelo padre Ademar Lins. A adoração segue por toda a manhã, com programação para ser encerrada às 15h, pelo bispo diocesano Dom Sérgio de Deus Borges.

 

Santuário em construção

No dia 12 de agosto deste ano Itaipulândia apresentou o projeto oficial para a construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, o primeiro a integrar a Diocese de Foz, que atender 14 municípios do Oeste. O templo ocupará a posição de terceira maior igreja e segundo maior santuário do Paraná.

Desenvolvido pela empresa Creatos Arquitetura, o projeto contra com o apoio dos profissionais da Secretaria de Planejamento de Itaipulândia. A igreja terá um total de quatro mil metros quadrados e, contando com área de apoio aos peregrinos, o espaço chegará a nove mil metros quadrados.

A obra terá quatro pavimentos, com espaço para 2.800 pessoas sentadas, e contará, ainda, com área de mirante, presbitério, capelas, auditório para 396 pessoas e praça de alimentação para mais de 700 pessoas.

 

Turismo religioso

Instituído Polo Turístico Religioso do Paraná através da Lei Estadual 13.193/01, o Monumento de Nossa Senhora é visitado por romeiros de todos os lugares do país e do exterior. Localizada no ponto mais alto do município, a 367 metros de altitude, a estátua possui 26 metros e é a maior escultura de Nossa Senhora Aparecida da América Latina.

De frente para a cidade de Itaipulândia, do local tem-se uma vista impressionante do Lago de Itaipu e das belezas naturais do município. O monumento é considerado uma obra oficial pelo Vaticano e faz parte da Rota da Fé pelas Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu.

A arte foi idealizada pelo escultor e arquiteto Marcelo Francallassi, de Curitiba. Inaugurada em 12 e outubro de 2000, sua construção teve como objetivo homenagear aos 500 anos do descobrimento do Brasil e valorizar a fé e a tradição católica regional e nacional.

 

  • Da redação / Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *