Reaberta passarela no lado argentino das Cataratas; Estrutura será ampliada
Passeio estava fechado desde outubro de 2022, quando a vazão do rio Iguaçu chegou a 17 milhões de litros de água por segundo, 11 vezes acima da normal
O ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Juan Cabandié, o governador da província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad e o prefeito de Puerto Iguazú, Claudio Fillipa, percorreram nesta terça-feira (28 de fevereiro) a passarela do circuito Garganta do Diabo, no lado argentino das Cataratas do Iguaçu. A atividade antecipou a reabertura do passeio aos turistas, na manhã desta quarta-feira (1º de março), após ser parcialmente levada pela cheia do rio Iguaçu, em meados de outubro do ano passado.
A estrutura, que tem 1,1 mil metros de extensão e capacidade para receber até 800 visitantes simultaneamente, forma um dos três circuitos do lado argentino do atrativo dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira compartilhada de Puerto Iguazú com Foz do Iguaçu (Brasil). “Este é um momento muito importante não só para Puerto Iguazú ou Misiones, mas para o turismo de toda a Argentina”, declarou Herrera Ahuad.
“As Cataratas são um símbolo nacional, também do Brasil, reconhecido internacionalmente”, disse ele, destacando o período “curto” para a execução das obras de restauração. “Estamos muito contentes em poder ser executivos, junto a província, e trabalhar de forma conjunta de maneira rápida pela restruturação das passarelas”, disse o ministro Cabandié. Ele ressaltou que os trabalhos incluíram ainda melhorias na passarela do circuito Inferior.
A solenidade que marcou a reabertura da passarela foi acompanhada pela imprensa de Foz do Iguaçu (Brasil) e de diversas cidades da província (estado) de Misiones. Herrera Ahuad, acompanhado do ministro Juan Cabandié, anunciou que já iniciaram conversas, com a concessionária Iguazú Argentina, para a construção de um segundo balcão da passarela, ampliando em 400 visitantes simultâneos o circuito Garganta do Diabo.
O presidente da Administração de Parques Nacionais (APN), Federico Granato, também participou da atividade que marcou a reabertura do passeio. Ao todo, foram recuperados 275 metros quadrados de passarela, incluindo a construção de outros 310 metros quadrados. “São obras executadas em um curto espaço de tempo e que vão melhorar a recepção dos turistas que visitam o parque todos os anos”, afirmou.
Turismo é tudo
O prefeito de Puerto Iguazú, Claudio Fillipa, também destacou a agilidade da empresa e funcionários em recuperar a passarela. “Isso é maravilhoso”, frisou. Segundo ele, o turismo é tudo para o município. “Nossa economia depende 100% do turismo, por isto, todos estão trabalhando junto em consonância com a Nação, com a província, município, empresários, população… A economia de cada um depende do turismo, por isso, a cada dia, nos preocupamos que se capacitem, cada vez mais sustentável e compromisso com a natureza”.
“Os irmãos brasileiros vem muito, em busca da qualidade da gastronomia dos vinhos e também para ver as Cataratas deste lado”, disse Fillipa. Que destacou o compartilhamento do atrativo, a partir do leito do rio, que “tem muito valor. Por isto estamos trabalhando para agilizar o passe fronteiriço, sabemos que é muito lento, mas são questões que são determinadas em nível nacional”, completou ele, sobre as longas esperas para conseguir autorização da imigração para entrar ou sair do país.
- Da Redação