Prainhas de Foz e região terão guarda-vidas atuando diariamente até o dia 1° de janeiro
O verão começou oficialmente na última quarta-feira (21), prometendo temperaturas na casa dos 30°C. Com esse calor todo, moradores e turistas de Foz do Iguaçu buscam diversas alternativas para se refrescar e se divertir com segurança na temporada de férias.
As famosas prainhas artificiais do Lago de Itaipu são uma boa opção para quem não quer gastar muito nesta época, já que balneários privados podem pesar no orçamento. A boa notícia é que todos os espaços públicos da região Oeste já estão funcionando, alguns inclusive com diversas atividades.
Visando levar segurança para a população, prevenindo afogamentos e crimes contra o patrimônio público, equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal estão atuando nas prainhas desde o dia 16, com plantões diários e patrulhamento.
Até o dia 1° de janeiro todos os balneários públicos de Foz, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Missal, Santa Helena e Itaipulândia contarão com a presença diária de dois guarda-vidas, que atuarão sempre das 8h às 20h. Qualquer dúvida pode ser esclarecida com os militares no que diz respeito a áreas próprias para banho e demais orientações.
Após o dia 1° o serviço dos bombeiros será disponibilizado apenas nos finais de semana de janeiro, das 8h às 20h, nos dias 7 e 8, 21 e 22, e 28 e 29. Em fevereiro os guarda-vidas atenderão nos dias 4 e 5, e 11 e 12. Do dia 18 ao dia 26 de fevereiro (semana de Carnaval) haverá uma nova maratona de atendimento diário.
De acordo com o 9° Grupamento de Bombeiros, em Foz, as equipes estarão posicionadas em pontos estratégicos realizando orientações e fazendo a sinalização tanto em áreas seguras, quanto nas que não devem ser acessadas pelos banhistas. Atendimentos, resgates e salvamentos também fazem parte do trabalho.
“Com a chegada do Natal e Ano Novo, há o aumento no número de turistas nas praias e alguns cuidados são essenciais, sendo que em primeiro lugar, o respeito aos guarda-vidas civis e militares é primordial. Embora o salvamento faça parte do trabalho, não temos nenhum contentamento em fazê-lo, porque quando este acontece significa que a prevenção falhou. Para que isso não ocorra, contamos com a colaboração da população”, destacou o coordenador da Operação Verão no Oeste, tenente Charles Fonseca.
Atuação no Paraná
Quem pretende viajar nesta temporada de férias, especialmente para o litoral, também precisa ficar atento as orientações para evitar acidentes e somente entrar na água em locais sinalizados.
No âmbito da Operação Verão, o Corpo de Bombeiros montou 92 postos na orla litorânea, e conta também com guarda-vidas atuando nas praias de água doce do Paraná.
“É importante que a população atenda às recomendações dos bombeiros, que sempre entre na água na presença dos guarda-vidas. Estamos com aproximadamente 700 profissionais e, também, com uma aeronave exclusiva para atender afogamentos e dar suporte pré-hospitalar aos acidentes de trânsito”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco.
Além dos guarda-vidas, um efetivo de cerca de 2 mil profissionais da segurança pública está trabalhando no policiamento e nas ações de prevenção e salvamento no Litoral. Também foram disponibilizadas 800 viaturas e outros equipamentos.
Da redação / Foto: divulgação 9° GB