No Bico do Corvo
Lula na China
Muita pompa na visita do presidente. O Corvo madrugou para assistir ao vivo. E pelo visto a visita chamou a atenção do mundo, porque vários canais de peso fizeram a cobertura. Uma coisa é certa: chinês sabe marchar bonito.
No mais…
As notícias pendem para as questões possivelmente conflituosas, da ciumeira causada aos Estados Unidos. No fim, sabemos que isso cutuca, mas até causar coceira de verdade ainda falta muito. O Brasil oferece os privilégios da amizade ao maior parceiro comercial e já foi assim um dia, com os norte-americanos.
Pedido
Até o GDia sofre os reflexos dessa parceria comercial com a China. O jornal adquiriu um equipamento digital de gravar chapas, fabricado dos chineses, coisa de ponta diga-se, mas quebrou uma pecinha e demora até isso chegar lá do outro lado do mundo. Seo Lula bem que podia aproveitar e trazer pra gente, porque estamos cansados de precisar fechar as edições até as 15 horas. Que situação!
Feminicidio
O setor de Turismo está muito abalado com a brutal ocorrência de assassinato de uma guia, pessoa muito conhecida e querida por todos. Aliás, o Corvo não se sente em nada confortável com esse tipo de informação, mas os leitores cobram.
Barbaridade
Segundo informação se tratava de um relacionamento de apenas um mês e é difícil imaginar o que levaria alguém assassinar a companheira e depois se matar? Afinal, tinham uma vida toda pela frente. Que crueldade! É muito ruim essa quase banalização da violência, por meio de atitudes descabidas e incompreendidas. Aqui vai um abraço solidário aos familiares e o desejo de encontrarem a paz; mas sabemos que isso é difícil de superar.
Vai que é tua Luciano
Foz dará um passo histórico na próxima segunda-feira com a ida de Luciano Alves para Brasília; terá pela primeira vez três representantes na Câmara dos Deputados, uma façanha política antes reservada à Cascavel, se é para fazer comparação. Essa “bancada” pode fazer uma diferença enorme nos planos da cidade.
Bolsonaro… Bolsonaro…
Como será, o Brasil vai se livrar dos esqueletos deixados pelo governo anterior. Só em precatórios o valor beira os 150 bilhões. Segundo o Tesouro, a contabilização poderá chegar aos 460 bilhões até 2026. Haja superávit para lidar isso; é onde o governo Lula pretende se agarrar.
Aquecimento político
Muitos disseram que prestigiariam o encontro entre líderes da “direita”, marcado para acontecer na noite de ontem, no Hotel Foz do Iguaçu, bem ao lado de onde ocorriam as concentrações bolsonaristas e, por assim dizer, antidemocráticas. Mas como a coluna fechou bem antes, não foi possível cobrir e muito menos arriscar palpite sobre o sucesso ou fracasso do evento. Considerando que Foz possui muitos adeptos “direitistas”, como diria o Odorico Paraguaçu, o encontro tinha tudo para receber um bom público. Provavelmente o povo que ficava em frente ao batalhão foi até lá matar a saudade.
Antidemocráticas?
Não há como deixar de escrever isso, porque havia várias faixas inspirando golpe militar espalhadas pelo movimento. Poderiam manifestar sem tanto radicalismo. Em verdade, embarcaram na onda nacional e só não esperavam pelo desfecho, a derrota do líder e as encrencas que se sucederam.
Falar em líder…
Havia um zum-zum que o encontro com o sugestivo nome de “Endireita” receberia uma celebridade e muitas pessoas acreditaram que seria o Jair Bolsonaro, em carne e osso. Mas ao que parece, isso ficou apenas no espírito. Todavia não anunciaram motociata e isso seria um sintoma da ausência do ex-presidente. Fazer parte desses passeios parece ser um dos pontos fortes.
Somatória
Pelo menos os líderes dos movimentos de direita resolveram se unir para tentar emplacar um resultado nas eleições do ano que vem. Tudo nos leva a crer, que o nome do candidato à prefeitura seja um dos anunciados no material publicitário do evento, ou seja, Ranieri Marchioro, Bosco, Bibiana, Sidnei Prestes, Cristina Morceli e Soldado Fruet, embora o Corvo tenha recebido mensagens de outras pessoas que ficaram de fora e se sentiam desconfortáveis em razão disso. Isso nos faz sentir um cheirinho de racha prematuro.
Para a Câmara
A Direita, aqui entre nós, parece se antecipar muito mais que o Centro e a Esquerda, que tratam “soturnamente” do ambiente, mais analisando do que manifestando. No fim das contas, a quantidade de nomes no trampolim do Endireita não quer dizer nada, quem não sair para prefeito vai arriscar a Câmara de Vereadores.
General
O evento também pode servir como cortina de fumaça, porque segundo disseram ao Corvo, o general Silva e Luna estaria mesmo com vontade de se mudar para Foz. Ainda é especulação. Uns dizem que é para curtir a aposentadoria e matar a saudade do da costela servida no Ponto Chic, outros asseguram que ele estaria mesmo disposto a enfrentar as eleições e ocupar a cadeira de prefeito. Se isso acontecer, e, sair do plano dos sonhos e da imaginação, a ala da direita terá um candidato fortíssimo. Mas será que isso é verdade ou tem fundamento? O Corvo tentou contato com o general e deve receber uma resposta em breve. Fiquem ligados.
O caso de assédio
Corvo, que pouca vergonha é essa? Até no Congresso Nacional deputados assediam as mulheres? Poxa, e eles não imaginam que o local possui mais câmeras que o Big Brother? Pura sem-vergonhice.
Laíz L. C. Almeida
O Corvo responde: calma lá. Parece que a situação está sendo explicada de outro jeito. Vamos dar nome aos bois: as fotos mostram e deputado federal Márcio Jerry do PCdoB-MA, muito encostado na deputada Júlia Zanatta do PL-SC. Ela diz que houve assédio e sua nuca teria sido beijada. Acontece que nas imagens isso não aparece. O que aconteceu foi que formaram uma roda em torno de uma discussão e Márcio teria apenas informado que uma das envolvidas na encrenca, a deputada Lídice da Mata do PSB-BA), teria mais de 40 anos de legislatura e diante disso merecia respeito. Em nota, líderes do PCdoB acusam uma fake news. As imagens estão sendo periciadas e ao que parece, o deputado diz a verdade. Júlia fez um escândalo, foi falar com o Bolsonar, etc, mas poderá se complicar com o decoro, caso provem que não houve assédio.
Aeroporto
Fazia tempo o Corvo não ia até o Aeroporto de Foz, até porque este colunista é um adepto das estradas, admirando as paisagens. As inovações são boas, mas os preços dos serviços são salgados. De onde se viu cobrarem R$ 9,00 por um cafezinho e ainda em copo de isopor! Mas tudo está bem bonito, a começar pelo acesso.
Obras
Indo até o Aeroporto, o Corvo aproveitou para dar uma “fiscalizada” nas obras de duplicação da BR 469. Nossa, é trator para todos os lados e um tal de terraplanagem que não dá nem para entender como ficará depois de pronto. O bom é ver que a empreiteira está mandando ver, ao contrário do que acontece na Perimetral.
Estão trabalhando
Indo e voltando de um passeio até Santa Terezinha de Itaipu, este colunista viu trabalhadores nas obras de viadutos da Perimetral, na BR 277, altura de Três Lagoas. Isso quer dizer que a demanda não está “abandonada” como andam afirmando. Decerto a estratégia da construtora licitada é concentrar as obras em vários locais.
Feriadão
A semana será mais curta, com folga na sexta-feira, 21 de abril. A hotelaria e o setor de Turismo se preparam, até porque tudo promete o mesmo sucesso da Semana Santa. E há um diferencial: o dólar em condições de causar o deleite às compras! Os prognósticos são os melhores em termos movimento.
Frio
O inverno está chegando! A temperatura deu uma caída e o Corvo está tratando de tirar os casacos do armário, com isto, banindo e aliviando o cheiro de naftalina. Um bom final de semana a todos!