Marcha abre a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher em Foz

O fim de todas as formas de assédio e de violência contra as mulheres são as principais pautas da mobilização

 

A primeira dama Rosa Maria Jeronymo organiza um café para as servidoras nesta quarta-feira, às 7h30, no auditório da Fundação Cultural.

“Mulheres em Resistência contra todas as formas de violência” é o tema central da marcha que acontece nesta quarta-feira (08) em Foz do Iguaçu e abre a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A mobilização terá início às 17h no Bosque Guarani com caminhada até a Praça da Paz, onde haverá um ato público.

O fim de todas as formas de assédio e de violência contra as mulheres são as principais pautas da marcha, organizada Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), entidades, sindicatos, coletivos e centros de serviços. A ação também tem o apoio da Fundação Cultural.

A principal pauta será pelo fim da violência contra a mulher, porque é uma questão que sempre nos afeta e porque nunca conseguimos diminuir esses dados”, alerta Iraci Pereira, presidente do CMDM e coordenadora da Patrulha Maria da Penha.

Em Foz do Iguaçu, os crimes contra mulheres vêm aumentando, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Foram 6.078 casos registrados em 2021 e 6.470 em 2022. Somente no ano passado, a Patrulha Maria da Penha realizou 10.766 visitas de fiscalização de medidas protetivas e 1.168 fichas de atendimento de ocorrências. O Paraná registrou 44.493 novos casos de violência doméstica ao longo de 2022, segundo dados do Tribunal de Justiça (TJ-PR).

 

Programação

Ao longo do mês de março, uma série de palestras e oficinas organizadas por equipamentos da prefeitura também marcarão a data. O intuito é rememorar os avanços e celebrar as conquistas ao longo de décadas, mas também manter a luta por igualdade salarial, pelo fim da violência e do machismo.

A programação do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência) começou hoje (07) com palestras no IFPR sobre os ciclos da violência para adolescentes e adultos.

Hoje (08), haverá um café da manhã especial e palestra sobre empoderamento feminino para as servidoras da Prefeitura de Foz. O encontro será as 7h30 no auditório da Fundação Cultural e é organizado pela primeira dama Rosa Maria Jerônymo.

As 14h30, também haverá café e diálogo com usuários (as) do CREAS II (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no Jardim América.

Na quinta-feira (09), às 19h, o encontro será com as famílias acolhedoras na AFA (Associação Fraternidade Aliança) no Porto Meira, onde serão abordados temas como a diversidade familiar, a fim de combater o preconceito. No dia 14 de março, às 12h, haverá uma aula com as promotoras legais populares sobre o trabalho desenvolvido pelo CRAM e sobre os principais pontos no acolhimento de mulheres em situação de violência. Também no dia 14, às 13h, haverá uma palestra com a artesã Maria Cheung, no CRAM, que falará sobre sua carreira e exposições de arte voltada para o tema das mulheres.

No dia 03 de abril também está prevista uma oficina de produção de cervejas artesanais na Woman Beer com mulheres assistidas pelo CRAM, promovendo uma experiência inusitada através de um trabalho pouco explorado pelas mulheres.

  • AMN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *