Justiça Eleitoral promove capacitação de mesários PcDs em Foz na quinta-feira, 5
A Justiça Eleitoral promove, nesta quinta-feira (4), uma capacitação para mesários e mesárias PcDs (Portadores de Deficiências Física) em Foz do Iguaçu. O treinamento, a partir das 10h no Fórum Eleitoral da Avenida Costa e Silva (próximo ao acesso a Rodoviária), contará com presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengstsson. As eleições municipais deste ano serão nos dias 6 e 27 de outubro (primeiro e segundo turno).
A capacitação de mesários especiais faz parte do plano de inclusão de PcDs do TRE-PR. Em Foz do Iguaçu eles irão atuar nos locais de votação das três zonas eleitorais – 46ª, 104ª e 147ª. Para o pleito estão inscritos pouco mais de 204,3 mil eleitores que vão votar para prefeito e vice e vereador. A primeira etapa do plano de capacitação teve início na segunda-feira (2), em Curitiba, envolvendo 90 portadores de necessidades especiais.
O treinamento, no Fórum Eleitoral, contou com recursos de acessibilidade como intérprete de língua brasileira de sinais (Libras) e autodescrição dos palestrantes. Na abertura do curso, o presidente Sigurd Bengtsson reforçou a importância das pessoas com deficiência (PcDs) participarem das eleições. “A iniciativa busca dar visibilidade a essas cidadãs e cidadãos e lutar contra o capacitismo”, declarou.
O treinamento também é feito de maneira inclusiva, reunindo tanto pessoas com deficiência quanto quem não tem deficiência, explicou a juíza da 177ª ZE, doutora Patrícia Di Fuccio Lages de Lima. “A intenção é justamente não fazer algo separado, mas que possa demonstrar essa inclusão”, completou.
Inclusão na prática
Marlon Brandão de Sousa, que tem deficiência visual total, relatou sua surpresa ao ser convidado para atuar como mesário. “Achei que fosse golpe. Falei ‘você tem consciência de que eu não enxergo, né?’ e esperava ouvir algo como ‘desculpa, foi mal’. Mas a pessoa do outro lado respondeu que ‘sim, por isso mesmo que a gente está contatando você”, recordou.
Ele comenta que ficou contente por ter sido escalado para atuar em uma Seção Eleitoral comum, sem nenhum tipo de diferenciação ou exclusividade para pessoas cegas. “Sou democrata de coração, sempre quis de alguma forma ajudar nesse processo. O TRE-PR nos estendeu a mão de um lado e a gente estendeu do outro”.
Para Gisele Crisostimo Brandão de Sousa, que também tem deficiência visual total, a iniciativa do TRE-PR significa democracia, inclusão e diversidade. “Nós entendemos que vai ser um desafio, mas estamos dispostos e vimos que a equipe da 177ª ZE está bastante empenhada”, disse.
Treinamento
Durante o encontro, foram apresentados vídeos institucionais, entre eles o jingle que incentiva a inscrição de PcDs como mesárias nas eleições, a campanha apresentada pela embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, Pietra Silvestri, que convida as pessoas com deficiência a participarem efetivamente da democracia, e um vídeo explicativo simulando as adaptações de acessibilidade em uma Seção Eleitoral no dia do pleito.
Além de Foz do Iguaçu, a Justiça Eleitoral realizou treinamento em Ponta Grossa na terça-feira (3) e fará os próximos em São José dos Pinhais, no dia 10 de setembro, às 10h; em Londrina, no dia 13 de setembro, às 10h; em Maringá, no dia 14 de setembro, às 13h; e em Cascavel, no dia 20 de setembro, às 16h.
- Da Redação / Foto: Justiça Eleitoral