Cataratas batem recorde de visitação e impulsionam alta do setor no Paraná

O Parque Nacional do Iguaçu registrou no mês de abril o melhor desempenho da visitação turística para o período em toda a história da unidade de conservação, puxando o crescimento do setor do Paraná. A avaliação é do prefeito Chico Brasileiro (PSD) ao comentar o crescimento das atividades turísticas em março no Estado confirmados na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O turismo de Foz do Iguaçu está recuperado nos pós pandemia e dando sinais que tem fôlego para crescer acima dos números de 2019, quando o Parque Nacional do Iguaçu registrou o recorde histórico”, disse Chico Brasileiro. O prefeito destaca que em abril, as Cataratas do Iguaçu receberam mais de 150,8 mil visitantes, o maior fluxo de turistas de sua história no período. “Com as ações de promoção e divulgação aliadas aos novos atrativos e o Complexo Turístico da Itaipu, Foz tem muito a crescer nos próximos meses”.

De janeiro a abril, mais de 616,6 mil foram ao atrativo na fronteira compartilhada com a Argentina. Os dados, da concessionária Urbia Cataratas, mostram que a visitação na unidade de conservação recuperou aproximadamente 91% do desempenho dos quatro primeiros meses de 2019 (676,3 mil ingressos) período anterior a pandemia. Os números da visitação no Parque Nacional do Iguaçu contribuíram para o crescimento de 2,6% do turismo em março no Paraná, no comparativo com os números de fevereiro deste ano.

 

Em alta

O resultado foi positivo também no trimestre, com aumento de 17,6% nas atividades nos três primeiros meses do ano, o segundo melhor número do País no período, atrás apenas de Minas Gerais (24,3%). Os dados são da PMS foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo IBGE. O desempenho do Estado no mês foi essencial para que o país fechasse o terceiro mês do ano no positivo.

O crescimento nacional, porém, foi de apenas 0,1%, já que entre os 12 estados avaliados pelo IBGE apenas quatro tiveram bons resultados em março. Além do Paraná, quem avançou no setor foram Minas Gerais (2,2%), Bahia (1,8%) e São Paulo (0,4%). O crescimento nas atividades turísticas foi observado em todos os recortes no Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que um dos principais atrativos nacionais, as Cataratas do Iguaçu bateram recorde de visitação em abril.

O movimento do setor pôde ser observado em todas as regiões. As visitas nas unidades de conservação do Estado quase dobraram entre janeiro e abril em relação aos mesmos meses do ano passado, recebendo 209.812 visitantes no período. “O turismo paranaense cresce constantemente, beneficiando diversos empreendimentos e trabalhadores que dependem de atividades como hotelaria, transporte, serviços de guia e alimentação. Isso nos dá muita alegria, porque é a forma mais barata de gerar empregos para a população”, disse Ratinho Junior.

 

Turista estrangeiro

“Acabamos de anunciar uma nova rota internacional saindo do Paraná, com voos diretos da Azul entre Curitiba e Montevidéu, no Uruguai. A ampliação das conexões com outros países também demonstra que as companhias aéreas estão confiantes no avanço do setor no Estado”, ressaltou o governador. “Estamos cada vez mais preparados para receber bem os turistas do Brasil e do mundo inteiro”.

Em Foz do Iguaçu, lembra o prefeito Chico Brasileiro, além dos já consagrados voos internacionais diretos com Montevidéu e Santiago, operados pela Azul com a capital do Uruguai e a JetSmart com a capital do Chile, uma nova opção será lançada ainda este ano no terminal aeroportuário. A Latam anunciou que retorna em novembro com o trecho da tríplice fronteira até Lima, capital do Perú, em três operações por semana.

 

  • Da Redação / Foto: Nilton Rolin

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *