Benção de Cinzas marca o início da Quaresma e Campanha da Fraternidade para os católicos
Missas serão celebradas hoje em diversas paróquias, abrindo o período de 40 dias de jejum e penitência
Tem início hoje (22), para os cristãos católicos, o tempo de Quaresma, período de jejum e penitência realizado em preparação à Páscoa. O intervalo, que dura 40 dias, e é considerado sagrado, será aberto oficialmente com a Missa de Cinzas, onde os fiéis receberão o pó abençoado pelos sacerdotes, relembrando a origem humana e a conversão.
A quarta-feira será marcada por celebrações em diversos horários para garantir que os estudantes e pessoas que trabalham possam participar. Na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, as celebrações serão realizadas as 6h30, 9h15 e 19h30. Esta última será presidida pelo bispo Dom Sérgio de Deus Borges, na capela localizada ao lado do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Na paróquia São Francisco de Assis, no bairro Morumbi, as missas serão realizadas às 15h e às 20h. Já na paróquia São Paulo Apóstolo, na Vila Maracanã, a celebração será às 19h. Na paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida, no Ouro Verde, as missas acontecerão às 8h e às 19h.
Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Jardim Ipê, a missa acontecerá às 6h e às 19h. Na matriz São João Batista, no centro, as celebrações serão realizadas às 8h e 19h. Na paróquia Menino Jesus, no Conjunto Libra, as missas serão às 6h30 e às 19h. Já na capela Nossa Senhora Aparecida, que fica no Campus do Iguaçu, a missa acontecerá às 8h.
A Quarta-Feira de Cinzas não é considerada uma data de preceito (participação obrigatória), mas a igreja recomenda que os fiéis compareçam a missa e pratiquem o jejum e a abstinência de carne na data, em sinal de respeito e purificação.
As cinzas, depositada sobre a cabeça dos devotos durante a missa, logo após a homilia (popular sermão), simbolizam a origem humana na Bíblia, onde o homem foi moldado através do barro: “Tú viestes do pó e ao pó retornarás”. Resgatando a fé e a tradição, no momento da imposição o sacerdote marca a testa dos fiéis com o sinal da cruz, repetindo as palavras: “converta-te e crê no evangelho”. A partir deste momento os cristãos devem buscar pelo arrependimento dos pecados para viver a morte e ressureição de Cristo, no domingo de Páscoa.
O significado da Quaresma
A Quaresma, como prática obrigatória para os católicos, foi instituída no século IV, mas, desde sempre, os cristãos se preparam para a Páscoa com oração intensa, jejum e penitência. O número de 40 dias tem um significado simbólico-bíblico: 40 são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no Monte Sinai, das tentações de Jesus.
A Quaresma começa na quarta-feira de Cinzas e termina imediatamente antes da Missa Vespertina in Coena Domini (quinta-feira Santa). Posteriormente no domingo de Páscoa, celebra-se a ressureição de Cristo.
Campanha da Fraternidade
Juntamente com a abertura da Quaresma tem início a Campanha da Fraternidade, que neste ano retratará a fome no Brasil e no mundo. Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esta é a terceira vez que o tema é ilustrado, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.
A campanha segue até o Domingo de Ramos, que será celebrado em 2 de abril. Neste período cada comunidade e paróquia devem promover ações e palestras que inspirem os fiéis à solidariedade e ao combate da fome.
- Da redação / Foto: divulgação