Esquina do caos
Uma barbaridade! A esquina da rua Tarobá com a rua Jorge Sanwais, em pleno centro da cidade, já virou até atração turística por conta de tantos acidentes. O povo fica de arquibancada, contando até dez para acontecer uma “peixada” entre veículos. Um morador local garante que há acidentes “dia sim, dia não” e que “ninguém toma providências”. Na sexta-feira passada, quatro veículos se envolveram em batidas sequentes e, por sorte, não houve vítimas, porque o estrago material foi grande. Outro morador teme pelo comerciante que possui loja de conveniência da esquina: “daqui a pouco vai parar um carro lá dentro”.
A famigerada mão dupla
A culpa de tudo isso, segundo os moradores, é a falta de sinalização e a mão dupla. Aquele trecho da Jorge Sanwais é o único que ainda não conta com sentido único. “O trânsito ali fica confuso, bagunçado e perigoso. Será que vão esperar alguém morrer atropelado ou em colisão para fazer algo?”, disse uma a moradora, enquanto acompanhava os desdobramentos do último acidente.
Ney Patrício voando
Para quem acha que o vereador Ney Patrício estava pensando em desistir da candidatura a prefeito, fique sabendo que ele anda mais motivado do que nunca, e, fazendo articulações de bastidores. Ao que parece, o processo está bem adiantado para ele se gabaritar em seu partido, o PSD, e contar com o apoio direto do governador Ratinho Jr. A sigla dificilmente ficará sem candidato no ano que vem. Além de Ney, estão na corrida pela vaga o também vereador Adnan El Sayed e o deputado federal Luciano Alves.
Luciano deve encarar
Contaram para o Corvo, que passou para a Corva interina, que possivelmente o Sandro Alex retorne para o Congresso Nacional no ano que vem e se isso acontecer, vai precisar pedir a cadeira de deputado. Se os rumores forem verdadeiros, é certo que o Luciano vai encarar a disputa.
Dobradinha
Segundo dizem, dependendo das pesquisas, o governador se convença em apoiar candidato de outro partido, no caso o General Silva e Luna. A conversa teria se adiantado num último encontro. Isso seria o sintoma de um racha no PSD, com muitos filiados pensando em migrar para casas partidárias alinhadas à esquerda. Se as pesquisas ajudarem e o Ratinho for convencido em apoiar Silva e Luna, Ney e Luciano estariam na lista para o cargo de vice. Bom, como diz o ditado, ainda falta água para passar embaixo das pontes.
E a briga do PT
Parece que a briga que dividia o PT local se acalmou e o partido poderá sacramentar a paz no próximo dia 07 de outubro, data marcada para um encontro entre os membros do novo diretório. Já pediram até o empréstimo de um cachimbo da paz, da aldeia Ocoy. Se isso acontecer, finalmente o cenário eleitoral da esquerda de Foz poderá ser traçado pelos correligionários de Lula. A expectativa da classe política é de que o partido eleja ao menos um vereador no próximo pleito. Parece pouco, mas para quem não tem nenhum, em duas legislaturas, é uma vitória significativa.
Paulo vai de…
…ninguém sabe ao certo qual a canoa ideológica em que o ex-prefeito embarcará. Uns dizem que pode ser na direita, outros na esquerda, mas ele deve mesmo navegar pelo Centro, pois é meio chegado em ficar em cima do muro, dependendo a situação. Segundo dizem, Paulo Mac anda meio desconfortável no Podemos e deve “sartar de banda”. Há quem jure de pés juntos que ele estaria frequentando até as reuniões do PDT, mas a informação não foi confirmada. Tá todo mundo com o “zóio” no Paulo.
Quase na prorrogação…
A prefeitura protocolou um projeto de Lei em regime de urgência, para não perder prazo para construção de casas em convênio com a Itaipu. Como a medida chegou aos 47 minutos do segundo tempo, a Câmara precisou passar sebo nas canelas, antecipando a convocação de uma sessão extraordinária, para a manhã de ontem, sexta-feira.
Medida ambiental
As famílias que ocupam uma área de preservação permanente do rio Poti, lá pelos lados da Vila Brás é que ganharão as casas. Chico Brasileiro informou que o projeto tinha prazo até este dia 30/09 (hoje) para ser protocolado na Itaipu. Diante da urgência, o presidente João Morales convocou imediatamente a sessão extraordinária. Levar as famílias para outro local é inclusive uma medida sustentável importante.
Permuta
O texto do projeto, pede autorização para a Prefeitura permutar três terrenos públicos por uma área de 15,4 mil metros quadrados de propriedade da ABCP Empreendimentos Imobiliários. As casas serão construídas neste espaço. A matrícula precisa mudar para o nome do Município a jato.
Vereadora Anice e a Ordem das Araucárias
A Anice Gazzaoui foi agraciada com a comenda, agora, além de vereadora e advogada, ela também poderá ser chamada de “comendadora”. Pensa o luxo? A pastelaria vai crescer no status, recebendo uma comensal tão ilustre! O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) outorgou à Anice a medalha da “Ordem do Mérito Judiciário das Araucárias”, é um belo reconhecimento às providencias que ela desenvolve em defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Humanos. E a entrega da Comenda aconteceu, ainda, durante a Sessão Solene do Tribunal, em comemoração aos 47 anos da importante casa paranaense (instalada em 1976). Aconteceu no último dia 25 de setembro, em Curitiba.
O assunto rendeu
A Corva interina ficou surpresa com a repercussão das notas sobre a EADI. Várias pessoas enviaram mensagens, mas uma delas vale o destaque. O senhor Mohamad Barakat, amigo e colaborador assíduo da coluna, deu uma aula de história e logística.
Pensaram grande
Refrescando a memória dos leitores, Barakat lembra como a EADI – Estação Aduaneira Interior, foi instalada em 1995. Inaugurava-se, portanto, o conceito de Porto Seco. Na época ele era o secretário de Indústria e Comércio no governo de Dobrandino Gustavo da Silva, Sâmis exercia o cargo de deputado estadual e Roberto Requião, o de senador. Todos trabalharam duro para a cidade ser contemplada, e mais ainda na discussão da legislação, que não foi pequena. Olha, isso faz bastante tempo, quase 30 anos. Grifo da Corva interina: ligando para algumas pessoas, não foi novidade saber que poucos conhecem os benefícios de um Porto Seco. Quem trabalha com logística aduaneira sabe bem disso.
Visão
E o seo Barakat levantou a bola para uma discussão florescer, e pode ser, o assunto seja revisto. Qual a necessidade de construírem uma EADI lá pelas bandas da BR 277, praticamente na fronteira com Santa Terezinha, quando ela poderia ser instalada no Porto Meira? Sim, os caminhões sairiam das pontes Integração e Tancredo Neves direto para o Porto Seco, e de lá, para os destinos. Taí algo que mereceria ser discutido.
Bem mais…
Um Porto Seco possui atribuições bem maiores que simplesmente desembaraço aduaneiro, a Legislação é maior. Lá será possível a atuação industrial, com montagem de produtos inclusive. Foz precisa aprender a planejar e estudar mais as legislações. O espaço está aberto para o debate.
Comentário
Conversando com algumas pessoas, o assunto promete ser amplo. Um amigo relatou, que a preferência por áreas na BR 277 se dá em razão de um eixo ferroviário. Mas o que impede de ele chegar até o extremo fronteiriço? Se é para pensar grande, devemos imaginar que daqui uns anos, Foz será convertida em uma espécie de Singapura, tamanho o interesse logístico. Pensar grande não ofende!
Para recordar
Segundo reza a lenda, o senador Roberto Requião organizou um jantar em Brasília com várias autoridades, com o intuito de promover e comemorar o feito do Porto Seco. Lá estiveram o Barakat, Dobrandino, Sâmis, políticos e empresários, inclusive o Paulo Mac Donald Ghisi que já sonhava com a prefeitura, claro. Bom, ele já nasceu sonhando com isso e deve ter sido até pedido para Papai Noel, nos tempos de piá.
Bom fim de semana!
Para concluir esta tarefa jornalística, a Corva informa que segundo as previsões haverá tempo firme no final de semana, mas à partir de terça-feira, será de lascar o cano, com temporais, raios, trovoadas e chuvas por três dias seguidos. Tomara isso mude e não ocorram estragos. Vamos curtir pelo menos o sábado e o domingo comas temperaturas mais amenas, entre 20 e 30 graus. Até terça!
- Corva Interina, 30/09/2023