Vazão 5 vezes acima da média garante espetáculo diferenciado nas Cataratas

A vazão das Cataratas do Iguaçu passou dos 8,8 milhões de litros por segundo na madrugada desta segunda-feira (15), segundo a estação de monitoramento da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). O volume de água, mais de cinco vezes acima da vazão média que é de 1,5 milhão de litros de água por segundo, garantiu um espetáculo diferenciado do atrativo dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina. Até o final das férias escolares de julho, mais de 200 mil turistas são esperados no acesso por Foz do Iguaçu.

A estação de monitoramento confirmou a previsão de aumento da vazão até 9 milhões de litros por segundo no início desta segunda-feira (15), feita pela concessionária Urbia Cataratas. Até o fechamento da edição, perto do meio dia de ontem, a vazão da Maravilha Mundial da Natureza estava em mais de 6,6 milhões de litros de água por segundo. O Parque Nacional do Iguaçu permanece aberto e operando normalmente, com acesso liberado às passarelas, trilhas e mirantes.

Quem visitou o atrativo, usou as redes sociais da empresa para mostrar um pouco da experiência em meio ao maior conjunto de quedas d’água do mundo. “Fantástico, um turbilhão de águas .. maravilha de Deus”, comentou Junior Andrade. Denise Cavani contou que quando este nas Cataratas a vazão estava em 10 milhões de litros de água por segundo. “Muita água”, disse. “Espetacular”, resumiu Roseli Abreu Oliveira.

“Bom dia, minhas Cataratas do Iguaçu”, comentou Maria Bello, que ilustrou o post com uma flor. “Já pensou se isso fosse cerveja?”, indagou Selmo Marcelino, que ilustrou o comentário com copos e taças e um emoji sorrindo. O parque está com atendimento ampliado nas férias de julho, abrindo uma hora mais cedo, das 8h às 16h, até o dia 28 de julho. Ingressos para a visita e experiências exclusivas estão disponíveis para compra no site oficial (cataratasdoiguacu.com.br).

 

Sem acesso

Se no lado brasileiro as passarelas e trilhas estão abertas normalmente para os turistas, no lado argentino das Cataratas do Iguaçu segue fechada para acesso público a passarela do Circuito Garganta do Diabo, que permite chegar muito próximo ao início da maior queda de água do atrativo. A estrutura, reinaugurada na última semana, precisou ser toda reconstruída após os estragos provocados na cheia histórica do rio Iguaçu em novembro do ano passado.

Na enchente, a segunda maior do rio desde 2014, a vazão nas Cataratas do Iguaçu ultrapassaram os 24 milhões de litros de água por segundo, arrastando mais de 90% da passarela da Argentina. A reabertura ao público da estrutura, que estava prevista para o final de semana, precisou ser adiada para evitar riscos aos visitantes.

 

  • Da Redação / Foto: Wesner Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *