Turismo ganha vitrine com a participação de 500 agentes em convenção em Foz do Iguaçu
O turismo do Paraná voltou a ocupar o centro das atenções neste fim de semana, quando Foz do Iguaçu recebeu 500 agentes de viagem de pelo menos 11 estados brasileiros. A cidade-símbolo do Oeste paranaense foi palco da sexta edição da Convenção BWT, evento que marca mais um capítulo da estratégia estadual de promoção comercial organizada pelo Viaje Paraná, órgão oficial do governo.
O encontro, que começou no domingo (27) e terminou nesta segunda-feira (28), integra um ciclo de grandes convenções que, até agora, já capacitou 1.480 profissionais de turismo no Estado. As iniciativas — que também envolveram eventos da Operadora Abreu, da Visual/Rextur e da Schultz Operadora — são parte de um plano para consolidar o Paraná como destino estratégico no mercado nacional e internacional.
Na abertura da convenção, o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, destacou a transformação que o setor turístico pode gerar.
“O Paraná tem investido muito no setor e, para nós, é um orgulho ver todos esses agentes de viagens e profissionais conhecendo nossos destinos. O Estado está pronto para acolher e mostrar a força turística paranaense, que registra crescimento positivos mês a mês”, afirmou.
Com o tema “O turismo muda o mundo e transforma você”, a Convenção BWT 2025 ofereceu workshops, rodadas de negócios e palestras de especialistas, criando um ambiente para atualização profissional e fortalecimento de redes de contato. Segundo Adonai Arruda Filho, CEO da BWT Operadora, o evento é resultado de uma trajetória construída com planejamento.
“Começamos em 2011 e hoje temos orgulho de ser uma das maiores operadoras do Brasil. Nossas experiências encantam milhares de pessoas por ano, graças a um crescimento sustentável, parceria e segurança para os clientes”, declarou.
Além dos benefícios diretos para o setor de viagens, a escolha de Foz do Iguaçu como sede do evento reforça o peso da cidade na estratégia turística do Paraná. Das quatro convenções realizadas até o momento em 2024, três aconteceram no município, lar do Parque Nacional do Iguaçu — que abriga as famosas Cataratas do Iguaçu, reconhecidas como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.
O presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, destacou a importância de receber eventos desse porte para o Destino Iguaçu.
“Receber a Convenção BWT 2025 em Foz do Iguaçu é uma oportunidade estratégica para consolidar o posicionamento do nosso Destino no mercado nacional. Um evento desse porte reúne profissionais influentes do setor, impulsiona a economia local e amplia a visibilidade do Destino Iguaçu como uma escolha de excelência para o turismo de lazer e eventos corporativos”, ressaltou.
A aposta na capacitação dos agentes é uma peça central da estratégia estadual. Segundo Eduy Azevedo, gerente de Mercado do Viaje Paraná, é essencial apresentar os destinos diretamente a quem vende as viagens.
“O Paraná é o único estado do país com dois patrimônios naturais da humanidade: o Parque Nacional do Iguaçu e a Grande Reserva Mata Atlântica, além de ser reconhecido pelo 5.º ano consecutivo como o destino mais sustentável do Brasil. O Paraná é organizado, limpo, bonito e cheio de atrativos, com um dos melhores índices de qualidade de vida do país e localização privilegiada. Mostramos isso, porque quando enviamos um cliente (turista) para cá, queremos que ele volte”, explicou.
- Da redação com AEN
- Foto: Ricky Magalhães/ BWT Operadora