Turismo estrangeiro no Paraná registra recorde histórico em abril

Impulsionado pelas entradas por via terrestre e por turistas da América do Sul, o Paraná registrou, em abril de 2025, o maior número de visitantes internacionais para esse mês desde o início da série histórica da Embratur, em 2018. Foram 104.766 viajantes estrangeiros, número que representa um aumento de 101,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando 51.872 pessoas cruzaram as fronteiras do estado.

Com esse desempenho, o Paraná ficou em quarto lugar entre os estados que mais receberam turistas estrangeiros em abril, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O número também supera o recorde anterior para o mês, registrado em 2019, antes da pandemia, com pouco mais de 88 mil entradas internacionais.

“O nosso trabalho de posicionar o Paraná como um grande receptivo está funcionando, com cada vez mais turistas de fora do Brasil chegando e aquecendo nossos comércios, hotéis e serviços. Isso é resultado do quanto o Estado investe e aposta no turismo, fomentando o setor e mostrando aos turistas que aqui tem atrativos qualificados para todo mundo”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.

Os dados, fornecidos pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), indicam que a maior parte dos visitantes entrou no Brasil por rotas terrestres. Isso reforça o papel estratégico de cidades como Foz do Iguaçu e Guaíra, localizadas na Tríplice Fronteira e principais portas de entrada para viajantes vindos do Paraguai e da Argentina.

Em abril, turistas paraguaios representaram 55,8% das chegadas ao Paraná. Argentinos vieram em seguida, com 22,1%. Na sequência, aparecem visitantes do Uruguai (3,2%), Estados Unidos (1,7%), Alemanha (1,5%), Espanha (1,5%) e Reino Unido (1,2%).

Apenas os viajantes da América do Sul somaram mais de 89 mil visitantes no mês, um salto de 155% em relação a abril do ano anterior, quando o estado havia registrado cerca de 35 mil turistas do continente. O avanço foi puxado tanto pela proximidade geográfica quanto pelas ações promocionais desenvolvidas no exterior.

“Os vizinhos sul-americanos são os grandes emissores de estrangeiros ao Paraná, fomentando a nossa economia com moeda estrangeira. Muito disso é por conta das nossas fronteiras, mas a ampliação das rotas aéreas internacionais com destino ao Paraná, a maior presença de roteiros estaduais em guias de agências de viagens e as ações de divulgação do turismo paranaense no Exterior também têm grande impacto nessa taxa de recepção”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

Os resultados de abril reforçam a tendência de alta no turismo internacional no estado. Apenas no primeiro trimestre de 2025, o Paraná recebeu mais de 426 mil visitantes estrangeiros — um crescimento de 18,3% em comparação com os três primeiros meses de 2024, que somaram pouco mais de 360 mil viajantes do exterior.

 

  • Da redação com AEN
  • Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *