Trabalhadores conhecem as Cataratas em iniciativa do governo do Paraná

Trabalhadores de 15 indústrias de confecção de Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná, trocaram as máquinas de costura por uma paisagem de cartão-postal no último sábado (26). O grupo, composto por 42 trabalhadores, participou de uma viagem gratuita a Foz do Iguaçu, dentro do programa estadual Paraná + Viagem, que tem como meta democratizar o turismo entre públicos historicamente excluídos do lazer.

Criada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), a iniciativa já levou 3.215 pessoas a conhecer atrativos do Paraná desde o início das atividades, em 2024. O público-alvo inclui, majoritariamente, idosos, que representam 60% dos participantes. Até agora, foram realizadas 52 viagens e investidos cerca de R$ 1,9 milhão no programa.

A proposta é simples: as prefeituras elaboram um Plano de Trabalho e, após aprovação, recebem recursos do Estado para organizar os passeios. Os valores podem ser utilizados para cobrir transporte, hospedagem, alimentação, seguro viagem e contratação de guias turísticos. No caso de Santo Antônio do Sudoeste, os escolhidos atuam na produção de camisas, jeans, roupas sociais e peças de alfaiataria.

“Quando criamos essa oportunidade, levamos viajantes a conhecer mais dos nossos atrativos. Eles serão os propagadores da imagem do Paraná, valorizando o que temos de melhor em nossas regiões”, afirmou Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Para muitos, a experiência foi inédita. Rosa dos Santos, de 50 anos, funcionária da empresa Mittotex, viajou pela primeira vez a Foz do Iguaçu. “Não tenho palavras para agradecer e explicar o que senti com a viagem, porque nunca havia visitado Foz do Iguaçu, com aquelas Cataratas maravilhosas. Foi muito bom, uma experiência que vou levar para a vida toda”, disse.

Sidney Vieira, da empresa Traymon, compartilhou do mesmo entusiasmo: “Fiquei surpreso ao receber o convite da empresa e foi uma experiência única. A Terra das Cataratas é incrível e inesquecível”.

Com foco na inclusão social e melhoria da qualidade de vida, o programa também contempla pessoas com deficiência. Em outra ação recente, realizada no dia 17 de abril, alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e seus responsáveis participaram de um passeio aos municípios vizinhos de Ampére e Pérola do Oeste, localizados entre 30 e 40 km de Santo Antônio do Sudoeste. O roteiro incluiu atrações regionais como turismo religioso e fábrica de chocolates.

“Estamos sempre dividindo as previsões de viagens entre destinos grandes, como Foz do Iguaçu, e locais que valorizam também o turismo da nossa região”, explicou Andreia Bonan, diretora de turismo do município.

Além do Paraná + Viagem, o governo estadual lançou outros dois programas na área: o Paraná + Infra, voltado à infraestrutura turística, e o Paraná + Eventos, focado em apoiar festivais, feiras e outros encontros culturais que movimentam a economia local.

A estratégia do Estado tem como pano de fundo a valorização dos atrativos regionais e o uso do turismo como ferramenta de inclusão social. Ao abrir espaço para públicos como operários e idosos em roteiros turísticos, o Paraná aposta em uma política pública que promove cidadania enquanto fortalece a imagem do estado como destino turístico acessível.

 

  • Da redação com AEN
  • Foto: Prefeitura de Santo Antonio do Sudoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *