Sem entendimento, extensão da pista do Aeroporto de Foz segue sem uso
Um ano e meio após a inauguração, a extensão da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu segue sem uso devido à falta de aferição, trabalho que é realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Isso ocorre porque falta um entendimento entre a concessionária CCR Aeroportos e a Infraero, sobre quem vai pagar a despesa, informou a Secretária Municipal de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação.
A extensão da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu para quase três mil metros foi inaugurada em abril do ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador Ratinho Junior (PSD). Com espaço maior para pousos e decolagens, a estrutura poderia receber aviões de grande porte, com capacidade de viagem de um continente a outro. O custo da obra foi de R$ 54 milhões, com investimentos da Itaipu Binacional.
Após a inauguração, a Infraero e o Ministros de Infraestrutura licitaram o terminal aeroportuário à iniciativa privada. A CCR Aeroporto assumiu a gestão no primeiro semestre deste ano e vem promovendo melhorias para retomar o número de operações aéreas de antes da pandemia do covid-19. A estrutura recebe em média 15 voos diários, aproximadamente 50% dos mais de 30 pousos e decolagens diários registrados em 2019.
De acordo com o secretário Turismo Paulo Angeli (em entrevista à Rádio Cultura antes dele pedir exoneração, veja matéria na página 03), a falta de operação da nova pista causa prejuízos para o Destino Iguaçu. “A CCR, quando assumiu o aeroporto, deveria ter pego com a pista operando, esse é o comentário”, disse ele. “Isso tem um custo e não é um custo baixo”, ressaltou.
“Então, a CCR acredita que esse custo é de responsabilidade da Infraero e a Infraero acredita que esse custo é reponsabilidade da CCR”, relatou Angeli, sobre o impasse envolvendo o uso da pista maior, que permite à estrutura receber voos diretos da Europa e dos Estados Unidos. “E eu vejo que Foz do Iguaçu perde e temos que torcer para que eles entrem em um acordo rapidamente”, concluiu.
Contexto
Com a pista pronta e equipamentos de aproximação instalados, é preciso realizar a regulagem, realizada exclusivamente pela FAB, através do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Enquanto essa aferição não é feita a pista não pode ser utilizada, sob a condição de oferecer risco a segurança das aeronaves, tripulações e passageiros.
A CCR Aeroportos já informou que deseja acelerar o processo para homologação do prolongamento da pista. A empresa informou que é necessário concluir a implantação da sinalização horizontal e os equipamentos de auxílio à navegação aérea para encaminhar o procedimento junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ao Comando da Aeronáutica (COMAER).
A pista do Aeroporto de Foz foi prolongada em 664 metros, passando de 2.194 metros para quase três mil metros. As obras, que tiveram início em 28 de fevereiro de 2020, eram um antigo sonho da população e principalmente do trade turístico, uma vez que o município poderia receber voos internacionais de longa distância.
Sem entendimento de quem vai arcar com os custos, não tem um prazo definido ou uma perspectiva de tempo para a conclusão dos trabalhos na pista, possibilitando o início dos novos voos.
Da Redação / Foto: Jonathan Campos AEN