Puerto Iguazú se posiciona como destino do turismo LGBTIQ+ na América Latina

O município de Puerto Iguazú, vizinho argentino de Foz do Iguaçu na tríplice fronteira com Brasil e Paraguai, quer ser o destino preferencial para o turismo LGBTIQ+ da América Latina. Para isso, agentes do setor de turismo local, em conjunto com a província de Misiones, participaram de 28 a 30 de agosto, em Buenos Aires, da 19ª Conferência Internacional de Negócios e Turismo LGBTIQ+, considerado o mais relevantes da América Latina no campo da diversidade e do turismo.

O turismo LGBTIQ+ movimentou mais de R$ 15 bilhões pelo mundo em 2023. O Brasil é palco todos os anos da maior Parada do Orgulho, que acontece todos os anos em São Paulo. Nos últimos anos, as Cataratas do Iguaçu, pelo acesso de Puerto Iguazú, se tornou palco de casamentos e eventos reunindo representantes e ativistas da diversidade não só da Argentina, mas de diversos outros países, especialmente da América Latina.

A conferência de Buenos Aires reuniu mais de 1.800 pessoas de 18 países, proporcionando a Puerto Iguazú uma plataforma para destacar a sua oferta turística e fortalecer o seu posicionamento no segmento LGBTIQ+, ressaltou o LaVozDeCataratas. Durante o evento, o município argentino apresentou sua proposta turística em mesa conjunta com Misiones, onde foram destacadas as ofertas do destino, reconhecido por suas belezas naturais e altamente escolhido pelo segmento LGBTIQ+.

A agenda incluiu a apresentação “Iguazú: cenário natural para casamentos iguais e escapadelas românticas”, um esforço para posicionar Puerto Igauzú como destino preferencial para celebrações e turismo romântico, especialmente para casais do mesmo sexo. Leopoldo Lucas, presidente do ITUREM (Instituto de Turismo Iguaçu), destacou a importância desta participação.

“Continuamos trabalhando no posicionamento do Destino Iguazú no segmento LGBTIQ+. Somos parceiros da Câmara Argentina de Turismo LGBTIQ+ e mantivemos representação contínua na GNetwork nos últimos anos”, disse Lucas. Além disso, ele destacou que nesta edição foi abordado o tema casamentos LGBTIQ+ para estrangeiros, demonstrando o compromisso do destino com a diversidade e inclusão.

 

Contexto

Os últimos dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) indicam que cerca de 10% do turismo global pertence ao segmento LGBTIQ+, sendo o gasto médio dos seus viajantes 33% superior ao do turista médio. Isto destaca a relevância de atrair este setor para o Destino Iguazú, que, além de sua oferta natural, oferece serviços exclusivos e altamente cobiçados pela comunidade LGBTIQ+.

Leopoldo Lucas destacou que Puerto Iguazú ocupa o segundo lugar do país na intenção de visitar este setor, que até recentemente era ocupado por Mendoza e que foi relegado ao terceiro lugar por Misiones. O evento na capital da Argentina também incluiu formação em marketing, comunicação inclusiva e turismo LGBTIQ+, bem como espaços de networking entre operadores turísticos, empresas e organismos públicos.

As atividades permitiram a província de Misiones e, em particular, a Puerto Iguazú, manter contatos importantes com agências de viagens e outros mercados internacionais. jogadores. Como resultado de sua participação no evento e das ações realizadas nos últimos anos, Misiones consolidou-se como o segundo destino mais atraente para a comunidade LGBTIQ+ na Argentina, atrás apenas de Buenos Aires.

Esta posição é reforçada graças a iniciativas como o selo “Todos Bem-vindos”, atribuído a 55 prestadores de serviços turísticos da província, que garante um ambiente seguro e livre de discriminação para todos os viajantes. A participação de Puerto Iguazú no GNETWORK360, organizado pela Câmara de Comércio LGBTIQ+ Argentina, demonstra o compromisso do destino com a inclusão, a equidade e o desenvolvimento de experiências únicas para todos os seus visitantes.

  • Da Redação

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