Puerto Iguazú espera mais de 25 mil visitantes na Semana Santa

Puerto Iguazú  na Argentina se prepara para um dos períodos mais movimentados do ano. Com 80% das acomodações já reservadas para o feriado de Páscoa, operadores turísticos estimam que cerca de 25 mil pessoas devem visitar as Cataratas do Iguaçu ao longo dos quatro dias da Semana Santa.

 

A alta procura marca a volta das reservas antecipadas, comportamento que havia diminuído desde o fim do programa Previaje, iniciativa que incentivava o turismo interno na Argentina. A retomada do planejamento prévio evidencia um novo perfil entre os viajantes, que agora buscam aproveitar pacotes promocionais lançados com antecedência pelas acomodações locais.

 

“Já temos nossas reservas de Páscoa feitas desde meados de março”, afirma ao El Território Mauricio Manzor, gerente do hotel Selva Yryapú, localizado em uma área de 600 hectares. Segundo ele, março já apresentou bom desempenho, com média de 60% de ocupação e picos superiores a 70% durante o feriado prolongado do Memorial Day.

 

As acomodações mais buscadas são alternativas, como albergues, cabanas e hospedagens de categoria econômica. No entanto, os hotéis de padrão mais elevado também relatam bons índices de reservas, especialmente impulsionados por turistas estrangeiros.

 

Brasileiros continuam a representar uma fatia expressiva dos visitantes nas Cataratas do lado argentino, mas com uma particularidade: preferem se hospedar em Foz do Iguaçu, aproveitando a proximidade e a diferença de preços. A visita à Argentina, nesses casos, costuma acontecer apenas durante o dia. Desde janeiro, os brasileiros representaram, em média, 5% do total de visitantes do Parque Nacional do Iguaçu.

 

Durante o feriado, esse número tende a crescer. Como o Dia de Tiradentes será comemorado na segunda-feira, 21 de abril, os brasileiros terão um dia a mais de descanso, o que deve prolongar a permanência na região.

 

Diante da expectativa de grande fluxo, a administração do Parque Nacional do Iguaçu adotará medidas especiais nos dias 18 e 19 de abril, abrindo os portões a partir das 7h e ativando o protocolo de grandes visitas. Haverá restrição no uso do meio-fio e vagas exclusivas de estacionamento para veículos particulares. O uso de transporte público será recomendado para facilitar o acesso.

 

As projeções são otimistas, especialmente após um verão em que muitos viajantes optaram por chegar ao destino sem reservas. A mudança de comportamento trouxe alívio para empresários do setor hoteleiro. Algumas startups locais já não têm mais vagas desde o fim de março, sinalizando uma recuperação do turismo na Tríplice Fronteira.

 

  • Da redação
  • Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *