Projeções indicam Foz do Iguaçu lotada nos quatro dias do feriado do Dia da Padroeira
Não são apenas a vazão das Cataratas do Iguaçu que deve chamar a atenção nos dias do feriado prolongado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. De 12 a 15 de outubro (quinta-feira a domingo), um grande fluxo de visitantes deverá lotar os atrativos turístico de Foz do Iguaçu e garantir a ocupação de aproximadamente 80% da rede hoteleira, estimada em mais de 28 mil leitos, segundo projeção do Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares (Sindihotéis) divulgada na última semana. No Aeroporto Internacional, mais de 25 mil passageiros são esperados entre embarque e desembarque.
As Cataratas do Iguaçu, dentro do Parque Nacional do Iguaçu na fronteira do Brasil com a Argentina, é o principal termômetro do turismo da Tríplice Fronteira, incluindo o Paraguai. O maior conjunto de quedas d’água do mundo atingiu no final da manhã de ontem (10), oito milhões de litros de água por segundo, perto de seis vezes acima da vazão normal, que é de 1,5 milhão de litros por segundo. O Patrimônio Natural da Humanidade estima projeta receber mais e 30 mil turistas nos quatro dias de feriadão. Para garantir uma melhor experiência, a unidade de conservação abrirá uma hora mais cedo, das 8h às 16h.
Os dias mais tranquilos para o passeio, segundo avaliação da concessionária Urbia Cataratas, deverão ser a quinta-feira (12) e o domingo (15). O ingresso da visita normal é vendido no site oficial, em cataratasdoiguacu.com.br, com agendamento de dia e horário para entrada. É possível reagendamento, caso necessário, acessando o portal com o cadastro (login). Vai ser possível ficar até 18h dentro do parque, horário do último ônibus de retorno.
Passageiros
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU) espera receber uma forte movimentação de passageiros durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida – e o Dia das Crianças – comemorado em 12 de outubro. O feriado, que cai na quinta-feira, oferece a possibilidade para muitos brasileiros emendarem a sexta-feira, o que anima o setor de transporte aéreo e de turismo. De acordo com projeções da CCR Aeroportos, mais de 25 mil passageiros devem embarcar e desembarcar pelo terminal aeroportuário entre os dias 11 e 15 de outubro.
“Seguimos para mais um feriado com grande movimentação em nosso terminal. O fluxo é crescente e nos anima para o período de férias entre dezembro e janeiro”, afirmou o gerente do Aeroporto de Foz do Iguaçu, Wander Melo Jr. Que completou: “Reforçamos nossas equipes, implementamos medidas de segurança e agilizamos os processos de atendimento para proporcionar a melhor experiência possível para todos os passageiros”.
Orientações
Antes de embarcar em uma viagem aérea, é fundamental que os passageiros estejam preparados e cientes das orientações para garantir uma experiência tranquila e segura. Nesse sentido, aqui estão algumas das principais recomendações a serem seguidas antes de voos domésticos: A administração do aeroporto alerta sobre as medidas essenciais para uma viagem tranquila. Antes de sair rumo ao aeroporto, o passageiro deve certificar-se de que está com um documento de identificação válido, a fim de evitar contratempos durante o processo de check-in.
Sobre o check-in, a opção de realizá-lo online, sempre que possível, é altamente recomendada. Muitas companhias aéreas oferecem essa facilidade, o que não apenas economiza tempo no aeroporto, mas também proporciona maior comodidade aos passageiros. No que diz respeito à bagagem, é essencial verificar as políticas da companhia aérea escolhida, especialmente quanto aos limites de peso e dimensões estabelecidos para bagagem de mão e a despachada. Além disso, é aconselhável etiquetá-la com informações de contato atualizadas, a fim de facilitar a localização em caso de extravio.
A segurança nos aeroportos é uma prioridade, e os passageiros devem estar preparados para passar pelos controles, que envolve a retirada de eletrônicos e líquidos da bagagem de mão, bem como passar pelos detectores de metais. Cumprir as diretrizes é fundamental para garantir um ambiente seguro. Em relação aos horários, é aconselhável chegar ao aeroporto com antecedência de ao menos duas horas antes da partida programada, evitando contratempos como filas demoradas no check-in e nos pontos de controle de segurança.
Hospedagens e atrativos
A rede hoteleira de Foz do Iguaçu manter uma ocupação média próximo de 80%, conforme projeções com base em pesquisa do Sindihotéis realizada na última semana. O destino oferece aproximadamente 28 mil leitos distribuídos em hotéis, resorts e pousadas. Quem visitar a fronteira, além dos tradicionais passeios no Parque Nacional do Iguaçu, que inclui das Cataratas, Macuco Safari, sobrevoo e a gastronomia do restaurante Porto Canoas, poderá desfrutar de uma série de outras opções.
O Complexo Turístico da Itaipu Binacional dispõe de diversos atrativos que inclui, além da vista Panorâmica Itaipu, a Barragem Iluminada, o Refúgio Biológico e até uma visita técnica, dependendo da disponibilidade e de agendamento. O Marco das 3 Fronteiras é considerado o local mais charmoso do destino, que inclui ainda o Parque das Aves, Museu de Cesar, Movie aos, Roda Gigante, as compras de importados e eletrônicos em Ciudad del Este (Paraguai) e a gastronomia de Puerto Iguazú (Argentina).
- Da Redação / Foto: Robson Meireles/GDia