Problemas na iluminação da pista obriga ao cancelamento de 13 voos em Foz do Iguaçu
Problemas no sistema de iluminação da pista obrigou o cancelamento no período noturno de pelo menos 13 voos entre terça e quarta-feira (10 e 11, respectivamente) no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A concessionária responsável pela gestão do terminal aeroportuário, informou que não há previsão para solução do problema, só identificado nas primeiras horas de ontem. Os voos noturnos foram remarcados enquanto os diarios operaram normalmente. Pelo menos duas aeronaves da Azul Linhas Aéreas pousaram em Cascavel, no Oeste do Paraná.
De acordo com levantamento da CCR Aeroportos, a falha seguida de pane ocorreu no sistema de balizamento, que são as luzes da pista que auxiliam os pilotos das aeronaves em pousos e decolagens à noite. A concessionária do terminal disse ainda que durante toda terça-feira funcionários trabalharam para reparar o problema, porém não foi possível resolver e todos voos noturnos, ofertados por três companhias aéreas, precisaram ser cancelados. Os voos durante o dia de ontem e na terça foram mantidos.
O cancelamento ou remarcação de voos provocou longas filas no saguão do terminal aeroportuário, nas primeiras horas de ontem, enquanto os técnicos permaneceram na pista para tentar solucionar o problema. Até o fechamento da edição, não havia uma previsão para a solução. Durante o período noturno, entre um dia e outro, foram cancelados seis pousos e seis decolagens em Foz do Iguaçu.
Mudança de rota
Com os problemas na iluminação da pista do Aeroporto, na noite de terça-feira houve alterações de destinos de dois voos da Azul Linhas Aéreas. A empresa informou que os passageiros embarcados nos aeroportos de Navegantes e Campinas (Santa Catarina e São Paulo, respectivamente) pousaram no aeroporto de Cascavel, aproximadamente 140 quilômetros distante de Foz do Iguaçu.
Num primeiro momento, a companhia aérea comentou que a mudança se deu por conta de que houve um problema no balizamento, por isso houve a necessidade de alterar o local de aterrisagem. A expectativa é que o problema seja solucionado, uma vez que Foz do Iguaçu vive uma alta temporada turística com muitas chegadas pelo Aeroporto.
Da Redação / Foto: CCR Aeroportos/arquivo