Presidente Franco quer ações de promoção do destino após abertura de ponte com Foz

A Câmara de Turismo de Presidente Franco (Catur) questionou a falta de iniciativas concretas do Senatur para promover o segmento na região e especialmente no município, “apesar do enorme potencial turístico que possui”, diz o órgão. A intenção é implementar, após a abertura da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, projetos e ações de alto impacto para projetar a chamada o destino em nível nacional e internacional. A iniciativa inclui inclusive a mudança do nome de “Saltos” para “Cataratas del Monday”.

O desenvolvimento de ações mais ousadas para a promoção turística de Presidente Franco, que será unida com Foz do Iguaçu após a inauguração da Ponte da Integração, ganhou destaque na rádio La Clave. Ao informativo, o presidente da Catur, Diego Benítez, informou lamentar que a Secretaria Nacional de Turismo, sob a liderança regional do departamento de Alto Paraná, se limite a realizar “um trabalho de formiga” em termos de promoção turística, sem apresentar grandes projetos que tornem o a maioria das atrações da região.

“Embora existam iniciativas em curso, estas são de pequena magnitude e não geram um impacto significativo no desenvolvimento do turismo”, disse Benítez. Segundo ele, os quadros da Catur querem colaborar com o Senatur e unir forças para fortalecer o setor, “mas precisamos de ações concretas e mais amplas”, acrescentou.

O presidente do sindicato do turismo ressaltou a importância de aproveitar a inauguração da Ponte da Integração para atrair visitantes a Presidente Franco, que conta com diversos pontos de interesse turístico como os Saltos del Monday, no leito do rio Monday, o Marco das Três Fronteiras e o Museu Moisés Bertoni, naturalista, escritor anarquista e botânico suíço-paraguaio que habitou a região até sua morte, em 1929.

“O turismo gera benefícios importantes para todos os cidadãos, não apenas para um setor específico”, ressaltou o presidente da Catur. “É fundamental que as autoridades compreendam o potencial que o Presidente Franco tem e se comprometam com o seu desenvolvimento turístico de forma sustentável e amiga do ambiente”, enfatizou.

 

Mudança de nome

A reportagem da La Clave lembra que a Câmara de Turismo apoia a iniciativa de alteração do nome dos “Saltos del Monday” para “Cataratas del Monday”, considerando que este nome teria maior impacto turístico internacional. O projeto foi apresentado pelos deputados Rocío Abed, Liz Acosta, Bettina Aguilera, Luis González Vaesken, Roya Torres, Guillermo Rodríguez e Walter García.

Os designers indicaram que a principal justificativa é a necessidade de posicionar internacionalmente as cachoeiras naturais, com potencial para se tornarem ícones do turismo global. Os parlamentares afirmam que com um melhor posicionamento estimulará a atração de um maior número de turistas, que já visitam as Cataratas do Iguaçu.

  • Da Redação / Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *