Pontos Turísticos de Foz do Iguaçu registram visitação recorde no feriadão
O feriadão acumulado de Páscoa e Tiradentes garantiu um desempenho histórico na visitação dos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. Os ingressos registrados entre a sexta e segunda-feira (18 e 21 de abril) superaram os registrados no mesmo período de 2019, ano anterior a pandemia do coronavírus e que marcou o recorde histórico de visitação no Parque Nacional do Iguaçu, no trecho onde estão as Cataratas do Iguaçu, na fronteira compartilhada do Brasil com a Argentina. Índices acima da média também foram registrados nos demais atrativos.
A possibilidade de emendar dois feriados permitiu a maioria dos turistas permanecer até quatro dias em Foz do Iguaçu do Iguaçu. As Cataratas do Iguaçu, um dos principais termômetros do turismo da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai, e Argentina, recebeu 48.546 visitantes no feriadão de Páscoa e Tiradentes, superando o movimento registrado no Carnaval de 2019, até então, o maior feriado da história da unidade de conservação.
O atrativo natural recebeu turistas de 75 nacionalidades entre os quatro dias do feriado, consolidando-se como um dos destinos turísticos mais desejados do mundo. A movimentação maior ocorreu nos três primeiros dias do feriadão – na sexta-feira (18), foram contabilizados 14.086 ingressos; no sábado (19) 12.837 visitantes, no domingo (20) 15.702 visitantes e na segunda-feira (21) 5.921 visitantes. Entre os visitantes, de 75 diferentes nacionalidades, os destaques foram para brasileiros argentinos e paraguaios.
ambém marcaram presença expressiva visitantes da Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Uruguai, França, China e Peru, compondo o top 10 de países que mais frequentaram o atrativo. Os dados reafirmam a projeção e a força internacional das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza.
Crescimento e impacto
Com um total de 48.546 visitantes, o feriadão de Páscoa e Tiradentes superou em 11% o recorde anterior de visitação em feriados, registrado no Carnaval de 2019. O novo marco histórico representa um avanço significativo para o turismo, impulsionando a cadeia produtiva da região e consolidando a imagem do Parque Nacional do Iguaçu como vitrine global de turismo em conexão com a natureza.
O CEO da Urbia Cataratas, Mario Macedo, celebrou o momento do turismo na região. “Receber quase 50 mil pessoas em quatro dias é um marco que reforça o potencial do Parque Nacional e de Foz do Iguaçu como destino global. Estamos vivendo uma fase promissora, com novas obras a caminho que vão elevar ainda mais a experiência do visitante. O futuro do turismo na região é grandioso — e estamos prontos para construí-lo junto com a comunidade”, disse.
Itaipu
O Complexo Turístico da Itaipu, conjunto de atrativos no entorno e dentro da usina hidrelétrica na fronteira do Brasil com o Paraguai, recebeu 14.147 visitantes nos quatro dias de feriado prolongado. O passeio mais procurado do circuito é o Itaipu Panorâmica, que permite aos visitantes apreciar a barragem e a usina de forma geral. Também houve boa procura pelo Refúgio Biológico Bela Vista, onde se pode observar a fauna e flora local, e a Itaipu Iluminada, no período noturno.
Marco das 3 Fronteiras
O complexo do Marco das 3 Fronteiras, próximo ao encontro dos rios Iguaçu e Paraná, recebeu a visita de 13.910 pessoas do dia 18 a 21 de abril. É o melhor feriadão da história do atrativo, gerido e revitalizado pelo Grupo Cataratas, desde o ano de 2015. No ano de 2024, o feriadão de Páscoa ocorreu entre 29 e 31 de março. No período, o atrativo registrou a presença de 5.826 pessoas do Brasil e diversos países do exterior.
Parque das Aves
O Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, recebeu 23.017 visitantes durante o feriado de Páscoa e Tiradentes. O público foi majoritariamente brasileiro (76,8%), com forte presença também de argentinos (12,6%) e paraguaios (3,6%). Os turistas vieram principalmente do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Os dados confirmam a relevância do atrativo como um dos mais procurados da região, evidenciando o crescente interesse do público por experiências de contato com a natureza e conservação ambiental.
Complexo Dreams
O Complexo Dreams Park Show registrou a melhor visitação em um feriado de Páscoa desde sua fundação, em 2014. Com aumento de 80% no público em relação ao mesmo período de 2024, o espaço teve sessões extras do espetáculo com o Globo da Morte no Dreams Motor Show. Já o Eco Park Foz atraiu famílias com oficinas e brincadeiras ao ar livre. Atividades como fazer slime, caça aos ovos e interação com animais encantaram crianças e adultos. O sucesso reflete a conexão emocional dos visitantes com a experiência oferecida, reforçando o parque como referência em lazer e educação ambiental.
Wonder Park Foz
O Wonder Park Foz celebrou um aumento de 397% na visitação durante o feriado de Páscoa, com 5.184 visitantes — contra 1.303 no mesmo período em 2024. O sucesso levou a direção a anunciar melhorias na estrutura e atendimento.
- Da Redação
- Foto: Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu