Pesquisa aponta ocupação alta de hotéis no feriado de Tiradentes em Foz do Iguaçu
Data cai na sexta-feira e possibilita ao turista espichar mais uns dias no destino; A expectativa é que os números aumentem, podendo ultrapassar 90%
A rede hoteleira de Foz do Iguaçu, que é formada por aproximadamente 27 mil leitos, terá ocupação alta nos dias do feriado de Tiradentes (21 de abril). A data este ano cai na sexta-feira o que permite aos turistas prolongar a permanência no destino. Para o período, a média de aluguel das hospedagens será acima de 71%, chegando a picos de 82%, dependendo da classificação do estabelecimento. É o que indica pesquisa do Sindicato de Hotéis (Sindihotéis) divulgada nesta semana. A tendência é repetir o desempenho do feriado prolongado da Semana Santa e Páscoa.
O levantamento do Sindihotéis levou em conta a ocupação da rede hoteleira de Foz do Iguaçu no período de sexta a segunda-feira (21 a 24 de abril, respectivamente). Os hotéis mais procurados são aqueles classificados na categoria 3 estrelas, com 82% dos leitos já reservados no próximo final de semana. Em seguida aparecem os estabelecimentos de 4 estrelas, com 71%, 2 estrelas com 70%, 5 estrelas com 66% e resorts com 67% de reservas já efetuadas. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17 de abril de2023.
O mês de abril, de acordo com o Sindihotéis, tem sido positivo para a rede hoteleira, uma vez que os feriados prolongados impulsionam o turismo e os hotéis preparam várias atividades para recreação dos hóspedes visitantes. Mesmo com o fim do verão, Foz do Iguaçu é um dos destinos mais procurados pelos turistas, mesmo em baixa temporada, destaca o presidente Marcelo Martini e diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística da Secretaria Estadual de Turismo.
Ano diferenciado
Na avaliação de Martini, 2023 é um ano atípico, com vários feriados que emendam com o fim de semana. “A procura pelo Destino Iguaçu nesse feriado de Tiradentes, se manteve em alta, tendo em vista que o feriado de Páscoa, por ser religioso, muitos preferiram ficar em casa e passar com a família, quem não viajou na semana santa, vai aproveitar esse feriado para viajar, isso mantém a alta taxa de ocupação, consolidando Foz do Iguaçu como um dos melhores destinos a ser visitado no estado do Paraná”, disse.
Essa crescente na ocupação faz com que todas as atividades econômicas do município se movimentem. “É uma grande preparação para atender da melhor forma possível nossos visitantes, a hospitalidade é um fator importante para que o turista retorne e compartilhe sua experiência em Foz”, finalizou Martini.
Acima das projeções
Os números devem ficar acima dos projetados, acredita o prefeito Chico Brasileiro (PSD). Isso porque, segundo ele, os turistas, especialmente os brasileiros, tem preferido viajar de carro, um hábito que cresceu muito no período pós-pandemia da covid. “Muitos dos nossos visitantes tem deixado para contratar os leitos de hospedagem na última hora, geralmente quando chegam no município, fazendo com que a ocupação real dos hotéis fique acima do projetado nas pesquisas”, disse.
A movimentação de turistas nos dias do feriado prolongado de Semana Santa e da Páscoa no domingo (9) em Foz do Iguaçu superou a expectativa para o período. No Parque Nacional do Iguaçu, o destaque foi a boa presença de estrangeiros, que somaram 48% dos quase 26 mil que foram até as Cataratas do Iguaçu, superando em 10% os números de 2022. O Complexo Turístico da Itaipu também registrou ingressos de turistas internacionais, superando o desempenho do ano passado.
- Da Redação / Foto: Marcos Labanca/assessoria